O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) encerra a temporada artística de 2013 reapresentando uma das mais inovadoras e cativantes montagens do seu atual repertório, o espetáculo …Ou Isso, inspirado na obra do poeta matogrossense Manoel de Barros, em cartaz nos dias 20 (sexta) e 21 (sábado) de dezembro, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, às 20 horas. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). …Ou Isso é uma coreografia assinada por Jomar Mesquita e Rodrigo de Castro, com direção artística de Jorge Vermelho, atual curador artístico da companhia baiana de dança contemporânea, mantida pela Secretaria de Cultura, através da Funceb e TCA.
Dança de salão – A montagem foi concebida em 2012 especialmente para o BTCA, inspirada na obra do grande poeta matogrossense “esticador de horizontes” Manoel de Barros (1916), considerado um dos principais poetas contemporâneos brasileiros. Exercitando o corpo, a alma e o coração, o BTCA busca em …Ou Isso outras possibilidades de enxergar o mundo, de ver as coisas, transpondo sentidos, com um olhar ingênuo, lúdico, quase infantil, mas, ao mesmo tempo, mais astuto e sincero. Focados (ou desfocados) pelo viés de transver o mundo, os bailarinos foram instigados, durante o processo de criação, a transfigurar a realidade, ver com olhos livres de modelos pré-concebidos. E também foram desafiados a falar da reinvenção do olhar através da tradição da dança de salão.
JOMAR MESQUITA – Criando uma linguagem própria, que se renova a cada espetáculo, o professor, coreógrafo e bailarino dirige e coreografa todos os espetáculos da Mimulus Cia. de Dança, de Belo Horizonte, MG, desde 1990. Com extenso trabalho de pesquisa, Mesquita conquistou prêmios de “Melhor Coreógrafo” por diversas montagens, entre elas, “Por Um Fio”. Na Bienal da Dança de Lyon, França, onde se apresentou em 2002 e 2006. Em 2003, dirigiu o espetáculo “De Carne e Sonho”, que recebeu diversas premiações, entre elas Melhor Cenário; Melhor Iluminação; Melhor Figurino; Melhor Bailarino; Melhor Espetáculo de Dança; Maior Público de Dança e Melhor Bailarina. Em Lyon, o espetáculo teve 10 sessões na Maison de la Danse, um dos mais importantes teatros europeus destinados à dança. Em 2011 foi o diretor do programa especial Cultural Traditions, no Jacob’s Pillow Dance Festival, USA.
MANOEL DE BARROS – Um dos principais poetas contemporâneos do Brasil, Manoel Wenceslau Leite de Barros (Cuiabá MT, 1916) publicou seu primeiro livro de poesia, Poemas Concebidos Sem Pecado, em 1937. Publicou, entre outros, Face Imóvel (1942), Compêndio para Uso dos Pássaros (1961), Gramática Expositiva do Chão (1969), O Guardador de Águas (1989) e O Fazedor de Amanhecer (2001). Em 1990 recebeu o Grande Prêmio da Crítica/Literatura, da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Jabuti de Poesia, pelo livro O Guardador de Águas, concedido pela Câmara Brasileira do Livro. Segundo destacou a crítica Berta Waldman, “a eleição da pobreza, dos objetos que não têm valor de troca, dos homens desligados da produção (loucos, andarilhos, vagabundos, idiotas de estrada), formam um conjunto residual que é a sobra da sociedade capitalista; o que ela põe de lado, o poeta – Manoel de Barros – incorpora, trocando os sinais”.
Serviço:






























