Um dia antes de boato, Caixa liberou pagamento do Bolsa Família

CLÁUDIO HUMBERTO

A Caixa Econômica Federal alterou, sem aviso prévio, todo o calendário de pagamento do Bolsa Família um dia antes do início dos boatos que causaram filas e tumultos em 13 estados brasileiros. Todos os benefícios, em um total de R$ 2 bilhões, foram liberados de uma só vez nas contas das 13,8 milhões famílias atendidas.

Leia também:

Segundo reportagem do jornal Folha de SP a informação, confirmada pela Caixa nesta sexta-feira (24), contraria a versão que o banco estatal vinha divulgando desde o início do caso. Isso porque, segundo a regra oficial, o pagamento é feito de forma escalonada, seguindo a ordem do último número no cartão. Em maio, por exemplo, aqueles com cartão de final “1” receberiam o pagamento a partir do dia 17, e, assim por diante, até os com o final “0”, no dia 31.

A liberação de todos os benefícios se deu na sexta (17), véspera da propagação da falsa notícia. No dia seguinte, movidas pelos boatos sobre o fim do programa e um suposto pagamento extra pelo Dia das Mães, milhares de pessoas foram a agências para sacar o benefício. (Coluna de Cláudio Humberto)

Notícias Relacionadas