As primeiras unidades do novo modelo da família JAC Motors no Brasil, o J3 S 1.5 Jet Flex, começam a desembarcar no Brasil nas próximas semanas. Em virtude da procura efetuada pelos consumidores, que puderam conferir a estreia do esportivo em avant première, durante o Salão do Automóvel, em São Paulo, em novembro passado, a marca resolveu antecipar a definição de seu preço e já iniciar sua pré-venda. O primeiro modelo bicombustível da JAC Motors vai custar R$ 37.490.
Modelo de maior sucesso no mercado brasileiro da JAC Motors, o J3 acaba de ganhar uma versão diferenciada do modelo tradicional. Com proposta tipicamente esportiva, mas não só na aparência, como o mercado está acostumado, e sim “no coração”, nasce o J3 S 1.5 Jet Flex. O modelo herda o motor 1.5 16V VVT do J5. Para receber a tecnologia flex fuel, porém, ele foi inteiramente retrabalhado em um trabalho conjunto entre os engenheiros da JAC Motors e da Delphi, tanto no Brasil como na China. O resultado foi a eliminação do tanque de gasolina para partida a frio, um inconveniente que se faz lembrar toda vez que a temperatura ambiente está baixa e o motorista precisa dar a primeira partida no motor do dia.
Através de um sistema de pré-aquecimento do combustível diretamente nos bicos injetores, que é fundamental quando se usa o etanol, em razão de seu baixo poder calorífico, o J3 S 1.5 Jet Flex dispensou a necessidade do “tanquinho”. Com gasolina, etanol ou qualquer mistura percentual possível entre esses dois combustíveis, o motor dá a partida normalmente em qualquer temperatura de funcionamento e nas mais variadas condições climáticas.
“O desenvolvimento dessa tecnologia faz parte de um plano ambicioso da JAC Motors em realmente investir em novas tecnologias, em uma decisão que foi tomada muito antes da divulgação do novo regime automotivo”, adverte o presidente da empresa, Sergio Habib. Batizada de Jet Flex, a tecnologia bicombustível da JAC Motors passará a equipar toda a família de veículos da marca paulatinamente, a partir deste ano.
Desempenho aprimorado no novo J3
Como resultado da adoção do motor 1.5 16V VVT com a tecnologia Jet Flex, o J3 vai se apropriar da terminação “S” com todos os méritos. O motor desenvolve 125 cv (gasolina) ou 127 cv (etanol) a 6.000 rpm, com torque máximo de 15,5 kgfm (G) e 15,7 kgfm (E) a 4.000 rpm. A taxa de compressão do motor foi mantida em 10:1. Por se tratar de um carro com massa reduzida, isto é, 1.070 kg, o J3 S 1.5 Jet Flex nasceu com um temperamento verdadeiramente esportivo. De 0 a 100 km/h, o modelo precisa de apenas 9,7 segundos. Atinge 197 km/h de velocidade máxima.
Esportivo no temperamento e no visual
Quando optou por criar uma nova versão para o J3 que ressaltasse seu desempenho, a JAC Motors optou por desenvolver um autêntico modelo compacto esportivo. Ele não possui apenas a roupagem esportiva e/ou a motorização mais apimentada. Mas traz os dois ingredientes.
Por fora, as mudanças são marcantes. Na frente, o J3 Sport possui forte personalidade, que pode ser observada pelos faróis de máscara negra. Já as laterais chamam atenção pelo novo conjunto de rodas de alumínio, com desenho exclusivo para a versão, além de faixas laterais (pretas ou brancas, dependendo da cor da carroceria) que também realçam a linhagem esportiva. Na traseira, a logotipia “J3 S” e “Jet Flex” identificam o novo top de linha da família J3.
Por dentro, as modificações não foram menos contundentes. Para começar, as soleiras e o conjunto de pedais são de aço inoxidável e as sapatas são inspiradas em verdadeiros modelos de competição. Já a iluminação do painel de instrumentos (cluster e rádio com CD player) perdeu a iluminação indireta azul e recebeu a cor predominantemente vermelha, como convém a um bom esportivo. Os bancos, por sua vez, têm novo revestimento. Por fim, o pomo da alavanca de câmbio é preto (prata no J3 1.4).
A lista de equipamentos de série é vasta. Confira os principais:
• Vidros elétricos dianteiros e traseiros
• Desembaçador traseiro
• Limpador traseiro
• Retrovisores elétricos
• Lâmpadas halógenas
• Faróis com regulagem elétrica de altura
• Faróis de neblina (dianteira)
• Lanternas de neblina (traseira)
• Brake light
• Luzes de leitura
• Alças de segurança dianteiras e traseiras
• Parassol com espelho de cortesia
• Parassol com espelho iluminado
• Acendedor de cigarros
• Retrovisor interno antiofuscante
• Luzes de segurança nas portas
• Porta revistas
• Banco traseiro bipartido 60/40
• Bancos em veludo
• Apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura
• Airbag duplo
• Portas com barras de proteção lateral
• Cintos traseiros laterais de 3 pontos
• Chave com destravamento remoto das portas
• Alarme anti-furto
• Travamento automático das portas à 15 km/h
• Freio ABS com EBD
• Sensor de estacionamento traseiro
• Porta copos
• Acendedor de cigarros / tomada (12V)
• Antena impressa no para-brisa
• Iluminação azul no painel de instrumentos
• Volante com regulagem de altura
• Direção hidráulica
• Ar-condicionado
• CD MP3 player com entrada USB
• Abertura interna da tampa do tanque de combustível
• Seis alto-falantes
Fotos: Divulgação/JAC Motors do Brasil