Composta por 41 vereadores, a Câmara Municipal de Salvador aumentou em mais de R$ 20 milhões os gastos com pessoal, manutenção e salário entre 2009 e 2012. Nesses últimos quatro anos, a casa legislativa custou mais de R$ 400 milhões aos cidadãos soteropolitanos.
No primeiro ano da legislatura, o orçamento anual da Câmara foi de R$ 90.317 milhões. No ano seguinte, 2010, houve um acréscimo de pouco mais de R$ 17 milhões, fechando em R$ 107.787 milhões.
Em 2011, o orçamento foi de R$ 108.736 milhões, aumentando pouco mais de R$ 1 milhão em relação a 2010. Neste ano de 2012, o orçamento inicial foi previsto em R$ 117.654 milhões e contingenciado em R$ 115.700.810,96 pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Para 2013, foi aprovado orçamento anual no valor de mais de R$ 4,1 bilhões, em sessão ocorrida no dia 19 de dezembro.
A Constituição Federal prevê que a Câmara Municipal não pode gastar mais de 70% da receita com folha de pagamento – a de Salvador ocupa o sétimo lugar na lista das capitais que melhor pagam subsídios aos vereadores.
O valor total da verba de cada gabinete é de R$ 53.033,16, e cada vereador pode contratar de sete a dez assessores. Cada parlamentar recebe salário de R$ 10.400,76, além dos R$ 1.272 de vale refeição mensal por gabinete, R$ 1.865 de tíquete combustível e direito a mil selos de correspondências por mês. Além disso, eles recebem ainda uma ajuda de custo no mesmo valor do salário (R$ 10.400,76) entre os meses de dezembro e fevereiro. (G1)