A Volkswagen está lançando durante o Salão do Automóvel de São Paulo a versão duas portas do Novo Gol, com visual mais esportivo aliado a uma excelente relação custo/benefício. A novidade, que começa a ser comercializada no fim de outubro nas mais de 620 concessionárias da marca, chega cerca de três meses após o lançamento da configuração quatro portas, quando o modelo mais vendido do Brasil há 25 anos consecutivos passou a contar com o design mundial da marca Volkswagen e recebeu mais inovação tecnológica.
O Novo Gol duas portas 1.0 tem preço sugerido de R$ 26.690. Com motor 1.6, o modelo parte de R$ 30.590. E, com a transmissão I-Motion, o preço do Novo Gol 1.6 duas portas é de R$ 33.190. Custando cerca de R$ 1.300 a menos do que a versão quatro portas, o Novo Gol duas portas vem para estabelecer novos padrões de conforto, tecnologia e conveniência em sua categoria, trazendo – desde a versão de entrada – equipamentos que o tornam um dos modelos mais atraentes e avançados de seu segmento de mercado.
Assim como o Novo Gol quatro portas, a nova linha está trazendo a moderna motorização 1.0 TEC. O Novo Gol duas portas será oferecido também com o motor 1.6, que além do cambio manual de cinco marchas, pode receber a transmissão automatizada I-Motion.
Desde a versão de entrada com os motores 1.0 e 1.6, fazem parte da lista de série do Novo Gol duas portas itens como vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas. A versão duas portas do Novo Gol traz ainda limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador como itens standard.
Isso sem falar no conjunto ótico frontal escurecido (com máscara negra), na grade preta – seguindo o padrão do Fox –, no conta-giros (tacômetro) e nos limpadores do para-brisa aerowischer (que têm aerodinâmica mais eficiente e melhor performance).
Complementam o pacote de série o banco do motorista com regulagem de altura e as saídas de ar no painel, com acabamento em materiais nobres e ajustes milimétricos – semelhante às saídas de ar utilizadas na Amarok. Essas saídas de ar têm visual limpo e são práticas, com ótima ergonomia. Por falar nisso, o console traz recursos visuais e acabamento de segmentos superiores, seguindo o padrão utilizado em veículos da Volkswagen.
Ainda no interior, foram desenvolvidos modelos de acabamento específicos para a cada configuração no Novo Gol duas portas. Os tecidos dos bancos e das laterais das portas seguem o elevado padrão adotado na configuração quatro portas, onde o modelo de entrada recebe forração de Tear Jacquard Cinza e o módulo Trend conta com Tear Jacquard Marrom. E mais: o Novo Gol duas portas também utiliza bancos de tecido com PET em sua composição e todas as suas configurações contam, de série, com o porta-malas totalmente revestido.
Mobilidade sustentável
Mais uma vez a Volkswagen demonstra o seu compromisso com a questão ambiental. A marca tem atualmente a maior oferta de modelos “verdes”, ou seja, veículos com modificações mecânicas e/ou recursos tecnológicos desenvolvidos em prol da economia de combustível. E o Novo Gol duas portas faz parte disso.
A novidade também tem a opção de receber o pacote de equipamentos BlueMotion Technology. Desenvolvido com base no conceito BlueMotion Technologies, esse recurso faz o Novo Gol duas portas consumir ainda menos combustível, em relação ao modelo sem esse pacote de equipamentos.
Disponível com a motorização 1.0 TEC, essa configuração agrega ao Novo Gol duas portas pneus “verdes” nas medidas 175/70 R14, com menor resistência ao rolamento, e indicador digital de consumo instantâneo de combustível (semelhante ao utilizado no Fox BlueMotion).
O pacote BlueMotion Technology para o Novo Gol duas portas contempla ainda indicador digital de marcha ideal a ser utilizada, tecnologia que ajuda a orientar o motorista a conduzir de maneira mais econômica. Esse recurso, inédito nessa categoria, está presente em modelos de segmentos superiores, como é o caso do Fox BlueMotion e da pick-up média Amarok.
Assim como o Novo Gol quarto portas e o Novo Voyage, o Novo Gol duas portas equipado com o pacote BlueMotion Technology se junta aos modelos Polo BlueMotion, Fox BlueMotion e Gol G4 Ecomotion. Modelos diferentes, de segmentos distintos, com um mesmo propósito: a mobilidade sustentável.
Arquitetura eletrônica
O Novo Gol duas portas herda a moderna arquitetura eletrônica que estreou com o Novo Gol quatro portas e com o Novo Voyage. Trata-se do sistema mais avançado e complexo entre os modelos de duas portas desse segmento no mercado brasileiro. Graças a esse “esqueleto” eletrônico, o Novo Gol duas portas conta com uma série de recursos inéditos em sua categoria.
‘Comfort Blinker’
O Novo Gol duas portas sai de fábrica com esse importante recurso de segurança de série. O “Comfort Blinker”, item presente em modelos como Jetta e Passat, possibilita que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente. Com esse leve toque, o sistema aciona a seta por três vezes seguidas e indica a intenção de troca de faixa. Algo inédito na categoria do Novo Gol duas portas no mercado brasileiro.
Iluminação inteligente
O aviso sonoro de faróis ligados é outro item de série em todo Novo Gol duas portas. Mais um benefício proveniente da moderna arquitetura eletrônica, esse sistema emite um alerta sonoro quando, com o veículo desligado, o motorista abre a porta com a lanterna ou faróis acionados, evitando que os faróis e as lanternas permaneçam ligados ao sair do veículo.
As luzes da cabine agora têm o sistema progressivo de desligamento (fade out) em todas as versões do Novo Gol duas portas. Isto é, em vez de apagar as luzes internas de uma vez, o sistema de iluminação controla a intensidade das lâmpadas, reduzindo de forma gradativa e suave as luzes até que elas se desliguem.
Também estão à disposição do cliente os faróis com a função Coming and Leaving Home como opcional (chegando e saindo de casa). Toda vez que o veículo estiver desligado e as portas forem travadas ou destravadas, os faróis se acenderão automaticamente por 30 segundos, iluminando a área próxima ao carro.
I-System semelhante ao do Passat
Outra evolução recebida do Novo Gol quatro portas é o novo I-System (opcional). O Novo Gol duas portas também traz um sistema semelhante ao utilizado no Passat, com grande velocidade e fácil leitura.
Esse sistema concentra as informações do rádio – como a sintonia (AM/FM) e o nome da música que está tocando –, o status do telefone (se está ou não conectado com o Bluetooth) e os dados do computador de bordo. Este, por sua vez, fornece informações como distância percorrida, tempo de viagem, velocidade digital, consumos instantâneo e médio de combustível e autonomia.
A exemplo do sistema utilizado no Passat, o I-System do Novo Gol duas portas permite, por meio de um menu, configurar diversas funções do veículo. Entre os ajustes disponíveis estão idioma do sistema, opções do rádio e do alarme, funções e unidades do computador de bordo, tempo de duração do sistema Coming and Leaving Home, volume do beep do sensor de aproximação de obstáculos traseiros, informações do sistema EcoComfort e a opção de restaurar os padrões estabelecidos de fábrica.
A qualidade superior da arquitetura eletrônica está em cada detalhe do Novo Gol duas portas. Nos sistemas de limpadores de vidro, por exemplo. As palhetas utilizam a tecnologia aerowischer, que tem funcionamento mais silencioso, com melhores aerodinâmica, performance e durabilidade, em comparação às palhetas convencionais.
Além disso, os limpadores dos vidros do Novo Gol duas portas nunca param no meio do para-brisa, mesmo quando o veículo é desligado com o sistema acionado. Graças à arquitetura eletrônica, os limpadores sempre completam o movimento e voltam à posição inicial. Outra tecnologia exclusiva do modelo Volkswagen neste segmento de hatches de duas portas no mercado nacional.
O mesmo vale para a palheta do limpador do vidro de trás. Esta, por sinal, liga automaticamente toda a vez que o limpador dianteiro estiver acionado e a marcha à ré do câmbio for engatada.
‘Tilt down’
Ao equipar o Novo Gol duas portas com ajuste elétrico dos espelhos retrovisores, o modelo recebe a função “tilt down”, presente em modelos como Polo e Golf. Esse recurso – também inédito na categoria – regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada. Ao desengatar a marcha à ré, o espelho retorna exatamente à posição que estava ajustado previamente.
O “tilt down” ainda permite que o motorista ajuste o quanto deseja que o espelho seja rebaixado ao ser acionado, melhorando o campo de visão do meio-fio.