A Associação Nacional de Jornais (ANJ) criticou neste sábado a censura imposta pela Justiça Eleitoral ao blog do colunista do GLOBO, Ricardo Noblat. O jornalista foi obrigado, após ser notificado judicialmente, a retirar todas as fotos de sua página na internet alusivas à senadora e candidata a prefeita de Manaus, Vanessa Grazziotin (PC do B). Para o diretor executivo da ANJ, Ricardo Pedreira, esta é uma decisão que afronta a Constituição.
— Esse é mais um episódio de censura judicial, em completo desacordo com a Constituição. É lamentável que juízes continuem a desrespeitar o direito dos cidadãos de serem livremente informados — disse ele.
A decisão está relacionada ao relato de uma agressão sofrida por Vanessa. Ao chegar para um debate de candidatos em Manaus, Vanessa foi atingida por cuspe. Após o debate, Vanessa voou a Brasília e fez discurso no Senado afirmando que fora vítima do arremesso de um ovo.
Fotografias nas redes sociais e o testemunho de um assessor jurídico da própria candidata desmentiram o discurso feito no Congresso. O jornalista apenas relatou os fatos em seu blog.
Em protesto contra a decisão liminar da juíza Naira de Oliveira Norte, no lugar das fotos, o jornalista reproduz o texto: “Censurado”. (O Globo)