Salvador – Depois da intervenção na TWB, que deixou o sistema ferryboat após sete anos de operação desastrosa, os operadores do transporte marítimo de Valença e Morro de São Paulo iniciaram uma campanha para defender junto ao governo a saída imediata da TWB da gestão dos terminais de Morro de São Paulo, Gamboa e Ponta do Curral.
A TWB administra esses terminais desde 2006. A concessão foi concedida sem licitação pública pelo então governador Paulo Souto.
“O abandono dos equipamentos é total e a Agerba já chegou há um ano a fazer a intervenção, mas a TWB retomou os equipamentos através de ação na Justiça. Essa empresa, que afundou o sistema ferryboat, não pode continuar aqui”, afirmou o presidente da Associação dos Transportadores Marítimos (Astram), Romilson Muniz. A entidade congrega os marítimos do Baixo Sul da Bahia.
Muniz considera “uma vergonha” a forma como a TWB opera os terminais. “São milhares de turistas que utilizam. Não existem sanitários, a ponte de atracação de Morro de São Paulo está em péssimas condições e o atracadouro de Ponta do Curral já desabou diversas vezes. Passou da hora da Agerba tirar a TWB daqui também”, sustentou o presidente da Astram.
Quando fez a intervenção nos três terminais, em março de 2011, a Agerba divulgou que o motivo era a caótica situação em que os equipamentos se encontravam em termos de manutenção, pondo em risco, inclusive, a vida de milhares de usuários do transporte marítimo.
A intervenção da Agerba foi em cumprimento a uma decisão do promotor de Justiça Tiago de Almeida Quadros, do Ministério Público de Valença. Em 6 de outubro de 2010, o promotor ingressou com uma ação civil pública contra a TWB e a Agerba, por descumprimento de forma reiterada do contrato de concessão. A ação foi acatada pelo juiz de Direito Danilo Barreto Modesto, que determinou a intervenção imediata da agência de regulação, tirando a TWB das operações.
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