Inúmeras promessas já foram ditas sobre a circulação do metrô de Salvador, que já tem os trens, mas não andam”. Em abril deste ano, o ex-secretário dos Transportes e Infraestrutura (Setin), José Mattos, afirmou que a expectativa era de que, em julho, a linha 1 do metrô (os 5,6 km) estivesse na fase de pré-operação, funcionando para a população gratuitamente. Entretanto, o mês de agosto está no fim e ainda não há sinais de circulação dos trens na capital baiana.
Divergências entre o governo municipal, estadual e federal indicaram que a linha 1 do metrô só circularia junto à linha 2, que liga a Avenida Paralela a Lauro de Freitas, mas o ex-secretário havia garantido independência entre as duas linhas.
O governador Jaques Wagner declarou, na última quinta-feira (16), em entrevista ao jornal A Tarde, que gostaria que “a operação do teste do metrô pudesse ser feita no período da Copa das Confederações (em 2013) que era um momento muito mais nobre de fazer”. Wagner afirmou ainda que está mais complicado de os recursos chegarem agora devido ao processo eleitoral.
A linha 2 do metrô de Salvador será executada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). O investimento total está orçado em R$ 3,6 bilhões, sendo R$ 1,5 bilhão de recursos públicos municipal, estadual e federal. O início das obras está previsto para 2013, com expectativa de 18 meses de duração, apesar de a linha ter maior extensão que a primeira, um total de 36,4 km.
Mesmo sem a conclusão da primeira linha, audiências públicas já discutem a execução da linha 2 do sistema metroviário. A segunda reunião está marcada para esta segunda-feira (20), às 9h, no Cine-Teatro de Lauro de Freitas. A última ocorre na próxima sexta-feira (24), a partir das 9h, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador.(Rádio Metrópole)