Salvador – A XP Investimentos está lançando a campanha nacional de conscientização financeira “Acorda Brasil”. O objetivo é incentivar o brasileiro a comparar antes de comprar produtos financeiros. Com a ação, a XP espera conquistar mais 50 mil clientes em todo o Brasil e cinco mil só na Bahia, o que geraria uma economia direta de R$ 10 milhões para os investidores baianos, apenas no primeiro ano.
A corretora irá investir R$10 milhões em campanha publicitária, que será veiculada nas mídias sociais, e ações educativas, que incluem a criação do portal Compare Antes de Investir e a realização de cinco mil palestras presenciais, ao longo de 60 dias, em 250 cidades do Brasil. Somente na Bahia, estão previstas 300 turmas.
As palestras serão ministradas em escritórios afiliados à XP, terão duração de uma hora e abordarão temas práticos. A ideia é ensinar o investidor a identificar taxas, rentabilidades, performances para que ele possa escolher o produto mais vantajoso e adequado ao seu perfil.
“O brasileiro está acostumado a comprar o primeiro produto financeiro que o gerente do banco oferece e a XP quer mostrar que, como tudo na vida, se não houver comparação, não se chega ao produto realmente adequado ao seu perfil”, afirma Guilherme Benchimol, Presidente da XP Investimentos.
Atualmente, a indústria de fundos possui mais de três mil opções. Só a XP, distribui cerca de 500 fundos de investimentos, de 100 gestores diferentes. Além de produtos de renda fixa (mais de 50 emissores), de previdência (mais de 10 empresas) e acesso ao mercado acionário.