Indústria do cobre conquista faturamento recorde com US$ 8,6 bilhões em negócios

São Paulo – O setor de fios e cabos e semimanufaturado de cobre e suas ligas acaba de registrar o maior faturamento de sua história no Brasil, com US$ 8,6 bilhões em volume de negócios obtidos em 2011. Os setores de construção civil, energia elétrica, automotivo e telecomunicações, foram os principais responsáveis pelo bom resultado. O estudo exclusivo é do Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo (Sindicel).

A capacidade instalada em 2011 apresentou um aumento de 3,3% em relação ao mesmo período de 2010, passando de 916 mil toneladas para 946 mil toneladas. “A perspectiva para 2012 é de aumento de 5% na produção, devido às grandes obras de infraestrutura”, afirma Valdemir Romero, diretor executivo do Sindicel. “Mas para isso, é fundamental que o governo efetive as medidas para aumentar a competitividade industrial”, sinaliza.

De acordo com o levantamento, foram abertos 2.370 postos de trabalho em 2011. Saltaram de 22.926 empregos para 25.296. Um crescimento de 10% nas vagas. “Os efeitos do aumento de demanda dos setores da construção civil e infraestrutura ainda serão sentidas nos próximos meses deste ano”, ressalta Romero.

Notícias Relacionadas