LUÍS AUGUSTO GOMES
A disposição do PDT de ter um candidato à Prefeitura, mesmo depois da retirada de Marcos Medrado, foi questionada por um observador da cena política, que vê “jogo de cena” do presidente Alexandre Brust nessa matéria. “O cara tem emprego pra cacete no governo Wagner, como pode se desvincular disso?”
A situação, entretanto, não é tão cartesiana quanto parece. O PDT perderia em independência e votos se recuasse. O jogo está aberto para todos, que precisam, pela sobrevivência, não aderir a Pelegrino. Está suspensa aquela história do “projeto”, é cada um por si.
Se o PT ganhar Salvador, termina de sufocar e submeter as demais legendas governistas. O PCdoB já se definiu, assim como outros “aliados”, a exemplo do PP. Do PSB, o quadro é o que se conhece: a direção nacional querendo, Lídice na boca e o deputado Capitão Tadeu, de olho.
Partido só recua pelo Senado – Fonte do PDT disse a Por Escrito que Brust falou até em deixar o partido se houver um acordo com o carlismo, o que é um risco, porque essa seria uma decisão da direção nacional, que obviamente exercita hoje outros princípios que não aqueles plantados pelo fundador Leonel Brizola.
A única possibilidade razoável para o presidente seria o PDT apoiar, como já se noticiou, a “socialista” Lídice da Mata, e o motivo não seriam os olhos azuis da senadora, mas, em caso de vitória, a conquista imediata da cadeira no Senado, com a ascensão de Nestor Duarte Neto para seis anos de mandato.
Fantasma de Lídice assombra Pelegrino – Os bastidores, a propósito, registram turbulência em outras bandas, precisamente no ajuntamento governista, em que o deputado Nelson Pelegrino (PT) estaria sendo “minado, rifado e limado” em favor da senadora Lídice da Mata pela “certeza de que só Lídice é capaz de vencer”.
Enquanto a onda cresce, o presidente do PT, Jonas Paulo, escapole de encontros com Pelegrino, alega “articulações no interior, que o Estado é grande, que está indo ver a seca”, no dizer de uma fonte, que completa: “Jonas mandou dizer a Lídice que Salvador precisa dela. Por que não disse que Pelegrino precisa dela?” (Por Escrito)


























