O Azera 2012 chega totalmente novo para revolucionar o segmento de sedãs grandes no Brasil. O modelo é o sexto veículo a adotar o design de “Escultura Fluída”, assinatura de estilo da marca. Agora, o ix35, Accent, Elantra, Veloster, Sonata e o Azera têm em comum um estilo moderno, esguio e sofisticado, que dá aos veículos impressão de movimentação constante. O novo sedã também traz como novidade um novo motor, o Lambda II 3.0 litros MPI, câmbio de seis marchas e uma ampla gama de equipamentos avançados de segurança.
O Azera é o sétimo veículo da iniciativa de produtos 24/7 versão 2.0 (sete modelos em 24 meses), logo após os totalmente novos ix35, Sonata, Equus, Elantra, Accent e Veloster. O veículo representa uma interpretação moderna do tradicional segmento dos sedãs grandes, utilizando um trem de força avançado, design emocionante e equipamentos de luxo, oferecidos com a proposta de valor tradicional da Hyundai. Esta orientação tem obtido sucesso nos outros modelos da série “Escultura Fluída”.
Inspiração em mecânica aeronáutica
Escultura Fluída é a marca que resume a nova filosofia de design da Hyundai, incorporando uma harmoniosa e dinâmica concepção de formas. A nova orientação de design da Hyundai abrange a harmonia da coexistência humana e a sabedoria do crescimento sustentável da infindável evolução da natureza para criar uma visão do design do futuro progressista a apaixonante.
O perfil deste novíssimo sedã de luxo é composto por força, autoridade e potência, equilibradas por elementos esguios e graciosos, nascidos da imagem dos dois diferentes tipos de aeronaves que inspiraram seus criadores. A atitude tensa e dinâmica, com saliências traseiras musculares e arqueadas é simultaneamente moderna e graciosa, aparentando estar pronta para decolar.
O design de “Escultura Fluída” do Azera é inspirado na mecânica aeronáutica. Totalmente novo, o exterior do Azera é longo, leve e baixo. A exclusiva linha de cintura ondulada permitiu criar uma linha de teto longa e esguia, impressão reforçada pela terceira janela lateral e as lanternas traseiras envolventes em LEDs. O perfil lateral inclui linhas fluídas. A dianteira conta com uma imponente grade cromada e faróis HID, com detalhamento minucioso. A proposta se completa com as rodas multi-raiadas de 18 polegadas. O visual elegante continua do lado de dentro, onde a Hyundai criou um ambiente de alta classe, graças a um painel central também com linhas fluídas e o conjunto de instrumentos. Estas superfícies fluídas complementam o design externo e envolvem o motorista e os passageiros.
Interior aconchegante com couro de série
O interior do Azera é um reflexo do tema “Fluidic Design” executado em metal. A impressão é fundamentalmente formal, mas com um toque moderno caracterizado por fortes e pronunciadas linhas horizontais que dominam o campo visual. Um jogo de cores sutil, mas contrastante, gera elementos de textura e variação. Posicionamentos precisos e lógicos predominam, mostrando que os designers foram fiéis à idéia de que a forma segue a função.
O Azera oferece equipamentos luxuosos, que rivalizam com as mais finas marcas Premium concorrentes. Ele oferece um espaçoso habitáculo, com mais de 1.140 mm de espaço para as pernas e 1.010 mm de espaço para a cabeça para os passageiros da frente.
Atenção especial foi dispensada para outros detalhes internos, como o teto panorâmico (versão top), que permite entrar mais luz natural no ambiente e os insertos internos decorativos em 3D Carbon (fibra de carbono tridimensional). A iluminação ambiente complementa a moderna aparência do veículo. Outros detalhes de luxo inesperados incluem o espelho eletrocrômico auto-escurecido com HomeLink e persiana traseira motorizada na versão top. As persianas laterais podem ser recolhidas de forma invisível quando fora de uso e não são oferecidas em nenhum outro automóvel do segmento.
Nesta categoria, os bancos são extremamente importantes. O Azera 2012 oferece acomodação de classe para todos os passageiros. A forração dos bancos, em couro, é de série. O banco do motorista, com dez regulagens elétricas e o do passageiro da frente, com oito, são equipamento de série. O assento do motorista tem uma extensão acolchoada (versão top) e sistema de memória integrada para o posicionamento do banco, volante e espelhos retrovisores externos. Os controles de climatização e da temperatura dos assentos garantem total conforto aos ocupantes do carro.
• O aquecimento é de série para os bancos dianteiros
• Duplo controle de climatização automático é de série
• Saídas de ventilação para os passageiros de trás são equipamento de série
• Porta-luvas refrigerado de série
Dianteira
A parte frontal do carro sempre é um ponto de definição e, no caso do Azera, a visão da dianteira transmite majestade e força de caráter através das fortes linhas de caráter do capô, o parachoque volumoso, os faróis HID e a grade elegantemente desenhada.
Motor Lambda 3.0 MPI
O veículo vem equipado com o novo motor Lambda II 3 .0 l DOHC V6, 24 válvulas, MPI, que está em sua segunda geração e recebeu vários avanços tecnológicos, sendo altamente refinado. Ele apresenta também construção totalmente em alumínio, quatro válvulas por cilindro, jatos de resfriamento para os pistões, corrente roletada, revestimento do sulco do anel superior com Níquel-Cromo por deposição física de vapor (Physical Vapor Deposition – PVD) e válvulas com dupla variação contínua de abertura (Dual Continuously Variable Valve Timing – D-CVVT), para uma distribuição mais ampla de potência. Um sistema de admissão variável de três estágios amplia ainda mais a curva de potência para melhorar a aceleração do veículo e seu desempenho nas ultrapassagens.
A corrente foi redesenhada e é mais silenciosa, exigindo menos manutenção do que a versão anterior. A adoção de resfriamento dos pistões através de jatos de óleo melhora a lubrificação das paredes dos cilindros, reduz a fricção e o calor, melhorando o consumo de combustível.
Transmissão
Inteiramente projetada e fabricada pela própria Hyundai, juntamente com seus motores, a nova caixa automática de seis marchas é motivo de orgulho para a marca. O motor é acoplado à transmissão automática Hyundai de seis marchas com controle manual SHIFTRONIC. Esta transmissão proporciona trocas suaves e um amplo campo de variação que se adapta de forma ideal às características do motor.
O sistema propulsor do Azera tem um modo econômico ativo (Active Eco Mode) de funcionamento, que modifica o gerenciamento do motor e da transmissão para melhorar a economia de combustível, resultando numa redução de consumo de mais de cinco por cento em condições de utilização real.
Com um conversor de torque ultra-plano, a nova transmissão de seis marchas tem dimensões extremamente compactas e é muito leve. O diferencial com quatro pinhões aumenta a durabilidade, enquanto válvulas solenóides garantem trocas precisas por toda a vida útil do veículo.
Dimensões
O Azera tem distância entre eixos de 2.845 mm, com comprimento total de 4.910 mm e 1.860 mm de largura. Estas dimensões externas posicionam o Azera entre os modelos Sonata e o Genesis. O modelo apresenta o melhor espaço dianteiro da categoria para cabeça e pernas para os passageiros da frente.
Aerodinâmica
Amplos testes em túnel de vento aero-acústico resultaram na redução da turbulência do ar e do arrasto aerodinâmico, acima e abaixo da carroceria do Azera. O menor arrasto aerodinâmico leva à melhoria da eficiência no consumo de combustível.
Direção balanceada e soluções de suspensão
O Azera é equipado com suspensão dianteira tipo MacPherson, molas helicoidais e uma barra estabilizadora dianteira com 24 mm de diâmetro. A sofisticada suspensão traseira Multi-Link com braços múltiplos garante uma geometria precisa, para uma rodagem superior e dirigibilidade eficiente e empolgante. A capacidade das avançadas suspensões dianteira e traseira é maximizada pelo uso de amortecedores Sachs com amplitude seletiva (ASD), que permitem a manutenção do máximo de flexibilidade nos menores deslocamentos dos amortecedores. A suspensão ASD oferece:
O Azera vem equipado com uma ampla lista de itens de série que proporciona aos ocupantes mais conforto e comodidade, como ar-condicionado digital Dual Zone, piloto automático, computador de bordo com tela LCD (hodômetro parcial) A e B, consumo instantâneo, autonomia e velocidade), volante revestido em couro com aquecimento, banco do condutor e passageiro com regulagens de altura e profundidade, faróis de neblina, além de sensores de estacionamento nos parachoques dianteiros e traseiros.