Bento Gonçalves lançou um guia turístico oficial para telefone celular. São aplicativos para dois sistemas operacionais com plataforma aberta – versões iPhone e Android. O projeto de município é pioneiro no Rio Grande do Sul e um dos primeiros no Brasil. Para usufruir da novidade basta baixar o aplicativo e fazer uma busca normal. O lançamento do Guia Mobile Turismo Bento Oficial acontece hoje, a partir das 17h, na sala de cinema da Fundação Casa das Artes. Durante a apresentação será feita uma simulação em telão de como a ferramenta funciona. A realização é do Bento Convention Bureau, que atuou na viabilização do projeto, em parceria com a Secretaria de Turismo.
O presidente do Bento Convention Bureau, Gilberto Durante, destaca que a iniciativa é mais um modelo de negócios para Bento Gonçalves. “Agora o turista de lazer ou de negócios chega a nossa cidade e tem a facilidade de se deslocar para qualquer ponto do município. Esta possibilidade de dizer para onde quer ir sendo auxiliado por um aplicativo é uma forma inteligente de aplicar a ferramenta”, explica.
O grande benefício é o conceito de mobilidade, que permite, através de um meio físico – celular -, ter acesso a informações e a localização de cerca de 200 pontos turísticos, além de empreendimentos ligados ao trade como hoteis, restaurantes, agências de viagens, centros de compras e opções em turismo rural. A ferramenta ainda permite traçar rotas por meio da geolocalização, o que permite ao usuário obter mapas.
Com atualizações semestrais de conteúdo, o guia tem a versatilidade de estar sempre atualizado com novos empreendimentos e atrações turísticas. Disponível também em inglês, o aplicativo reforça a preparação do município para receber turistas estrangeiros, especialmente durante a Copa do Mundo de 2014. O projeto estará sendo aplicado durante 2 anos com possibilidade de renovação.
O Guia Mobile Turismo Bento Oficial conta com o apoio da Giordani Turismo, Rede de Hotéis Dall’Onder, Milantino Vinhos, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS/ Região Uva e Vinho) e Miolo Wine Group. O desenvolvimento do aplicativo ficou a cargo da Queen Mob e o gerenciamento do conteúdo foi feito pela Cartola – Agência de Conteúdo.