A equipe de Educação Comunitária e agentes de fiscalização estiveram na Barra para orientar moradores e comerciantes quanto ao horário da coleta – Foto: Ascom/Limpirb
A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) realizou, na quarta-feira (4), uma ação educativa na Rua Eduardo Diniz Gonçalves, localizada na Barra. A equipe de Educação Comunitária e agentes de fiscalização estiveram presentes para orientar moradores e comerciantes quanto ao horário da coleta e a forma correta de apresentar os resíduos.
Para Raimundo Cézar Souza, comerciante há 11 anos no bairro, é importante que os moradores colaborem e respeitem o horário da coleta.
“Infelizmente tem pessoas que acham que tem que colocar o lixo na hora que elas querem e isso gera transtornos não só pra gente que tem comércio, mas para toda comunidade. Eu sempre informo os horários da coleta, mas nem todo mundo respeita”, comentou.
Agente de fiscalização da Limpurb há mais de dez anos, Cristina Jungwirth salientou que a iniciativa tem o objetivo não apenas de informar o horário da coleta, mas sobretudo alertar e sensibilizar os moradores sobre os impactos do descarte irregular de resíduos na comunidade. “Aqui nessa rua vai entrar um caminhão compactador de domingo a domingo chamando a atenção dos moradores para o horário. É importante que as pessoas entendam que tem que respeitar o horário estabelecido e não devem descartar o lixo aleatoriamente. Já fizemos uma ação como essa antes e agora estamos passando pra reforçar”, destacou.
Morador há dois anos do local, Joselito Félix Pereira aprovou a ação e será um multiplicador das informações recebidas. “Essa conscientização que vocês tão fazendo aqui é boa, todo mundo precisa colaborar e podem contar comigo”, afirmou.
O presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes, ressaltou que a população também pode utilizar o Fala Salvador a fim de registrar situações de descarte irregular na cidade.
“Pedimos que a população utilize o 156, canal oficial da Prefeitura, para registrar qualquer ocorrência de descarte irregular que será devidamente apurada por nossas equipes operacionais. Além disso, através desse mesmo contato, é possível solicitar ações educativas como essa, que serão incluídas na programação para que sejam realizadas”, afirmou.
Ponto verde – A previsão é que, até o próximo sábado (7), o antigo ponto verde existente no local seja revitalizado, com instalação de novos caqueiros, mudas de plantas e placa proibitiva. O objetivo é coibir o descarte irregular de resíduos na área.