Redes Sociais/Reprodução/Via DP
CLÁUDIO HUMBERTO
Pesquisa do Instituto Sivis divulgada na segunda-feira (14) aponta que a maior parte da população brasileira discorda da regulação dupla das redes sociais, tanto pelo Estado, quanto pelas empresas conhecidas como “big techs”: 41,7% se dizem a favor, enquanto 58,3% acreditam que a regulação deve ser feita apenas pelas empresas (17,1%) ou pelo governo (10,4%), ou não deve haver regulação (30,8%). Entre os parlamentares ouvidos, só 29,5% concordam com a regulação dupla.
Um ou outro
Entre membros do Congresso, 21% afirmam que apenas empresas deveriam regular conteúdos; para 2,9%, só o Estado regularia o setor.
Muitos não sabem
Para 29,5% dos parlamentares brasileiros, a regulação das redes sociais não deveria existir e outros 17,1% não sabem ou não responderam.
Percepção
A pesquisa “Percepções sobre Liberdade de Expressão – População e Congresso” ouviu 1.128 brasileiros entre maio e junho deste ano.
Poder sem Pudor
Me erre
Depois de alguns dias sem aparecer, o piauiense Heráclito Fortes, do então PFL, foi saudado por sua desafeta preferencial, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC): “Ora, viva! Então o senhor reapareceu, bonito, cheio de amor para dar!” O senador olhou-a de cima para baixo e tripudiou, para gozo dos pefelistas: “Mas não para a senhora!”.
Nocivo
O ministro aposentado Marco Aurélio Mello (STF) disse à coluna que decisão do STF sobre indenização imposta a veículo de comunicação por veiculação de entrevista que incomodou o ex-deputado Zarattini Filho (PT-SP), viola a liberdade de expressão e é nociva à “sofrida República”.
Outro olhar
A vitória de Javier Milei nas primárias da eleição presidencial da Argentina chegou a ser defendida por autoridades brasileiras, de políticos do Novo e PL ao União Brasil e MDB etc. Já as manchetes…
Fora, mas…
O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima cassou o governador Denarium (PP), que este ano ainda emplacou a esposa no Tribunal de Contas estadual. Mas Denarium fica no cargo até recurso julgado pelo TSE.
Fogo na direita
Para Ricardo Salles (PL-SP), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, (MDB), tentou cooptar o PL para riscar o deputado da disputa de 2024: “Sabe que se eu concorrer ele não vai nem para o segundo turno”.
Frase do dia
“Extremismo na defesa da liberdade não é vício e moderação na busca da justiça não é virtude”
Deputado Gilson Marques (Novo-SC) cita o político norte-americano Barry Goldwater
Turbulência
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), foi acomodada ao lado da deputada Júlia Zanatta (PL-SC), em voo. Pediu para chamar a Polícia Federal após passageira tirar foto com Zanatta e vociferar críticas ao PT.
Incomoda
O deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) diz que as trocas de deputados na CPI do MST são manobras do Planalto para “destruir e desmantelar a CPI”. O governo entrou em ação para defender criminosos, diz ele.
Sem nexo
Lulistas tentaram enxertar as joias sauditas presenteadas a Bolsonaro na CPMI do 8 de Janeiro, sem sucesso. O presidente da CPMI, Arthur Maia (União-BA), diz que sequer vai pautar requerimentos sobre o assunto.
Casa do Povo
Em campo para supostamente articular a aprovação do novo fiscal de Lula, Fernando Haddad (Fazenda) criticou a Câmara, que “está com um poder muito grande e ela não pode usar esse poder para humilhar…”, diz.
Pensando bem…
…a Fazenda do ministro não planta nada.
COLUNA CLÁUDIO HUMBERTO. CLIQUE AQUI E LEIA MAIS.
Leia também…: