O presidente da Câmara lembrou que o Senado é a Casa da Federação e deve cuidar de questões do STF, cujos ministros sabatina e aprova. – FotoÇ Sntonio Augusto-TSE
CLÁUDIO HUMBERTO
Em entrevista nesta segunda (15) à Rádio Bandeirantes e TV BandNews, o deputado Arthur Lira não evitou temas delicados e, com elegância, defendeu “relação harmônica e respeitosa” e “autocontenção dos Poderes”, ao ser indagado sobre as queixas de que o ministro do STF Alexandre de Moraes tem extrapolado e confrontado prerrogativas parlamentares. Para Lira, “a autocontenção é importante para o equilíbrio da democracia”, mas lembrou o papel do Senado nessa discussão.
Pedala, Senado
O presidente da Câmara lembrou que o Senado é a Casa da Federação e deve cuidar de questões do STF, cujos ministros sabatina e aprova.
Solução legislativa
Arthur Lira também está convencido de colocar cada um dos Três Poderes em seu quadrado passa por solução legislativa. E consensual.
Recuo exagerado
Ele admitiu o “recuo exagerado do Poder Legislativo” diante dos avanços do Judiciário em suas prerrogativas, após a criminalização da política.
Poder sem Pudor
Raposa plural
José Maria Alkimin encontrou um cabo eleitoral na Praça 7, em Belo Horizonte, e foi logo perguntando: “Como vai? E a esposa? E as crianças?” O eleitor esclareceu: “A mulher está ótima, deputado, mas por enquanto é só uma criança…” Alkimin insistiu: “E eu não sei que é um filho só? É um menino que vale por muitos! Então, como vão ‘os meninos’?”
Recados a granel
Foi tão importante a entrevista de Arthur Lira ao programa Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes e TV BandNews, nesta segunda (15), que os dez principais sites de notícias escolheram manchetes totalmente distintas.
Teoria malandra
Para quem chefiou um governo marcado pelo mensalão e o outro pelo petrolão, subornando parlamentares, virou piada na oposição o discurso de Lula no Ceará, dias atrás, defendendo “liberdade e independência” nas votações do Congresso. Na prática, sua teoria é outra.
Oposição para quê?
O senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP, partido de Arthur Lira (AL), admitiu ontem ao programa “Pânico” sua inveja “do tanto que a [presidente do PT] Gleisi Hoffmann ataca o atual governo [Lula].”
Destruição do Sesc/Senac
Petição pública contra a proposta de José Guimarães (PT-CE) que desvia 5% da arrecadação do Sesc e do Senac para a Embratur já soma 526 mil assinaturas. As entidades dizem que o valor passa os R$260 milhões e vai comprometer a oferta de cursos e serviços à população.
Frase do dia
“Invasão de terras produtivas não é compatível com o País”
Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, confirmando a CPI do MST
Nem pão, nem circo
Após ter de encarar a taxação do Shopee, Shein e a alta na picanha, o pagador de impostos viu ontem o senador Kajuru (GO), do PSB do vice de Lula, Geraldo Alckmin, pedir a suspensão do futebol no Brasileirão.
Ele de novo
Velho conhecido das páginas policiais, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares viaja pelo País. Esteve em Pernambuco na última semana e não descartou eventual candidatura. É a volta de mais um petista enrolado.
Perdão cara-de-pau
A Câmara deve tentar aprovar nesta terça medida que “perdoa” partidos punidos com multa, pela lei eleitoral nas últimas eleições. Tem de tudo na anistia; do desrespeito à cota feminina a prestações de contas fajutas.
Dilmices, 11
Há 11 anos, em solenidade para abrir sua Comissão da Verdade, a então presidente Dilma (PT) chamou o saudoso ministro Gilson Lângaro Dipp, do STJ, de “sr. Dipp Lângaro” do “Supremo Tribunal de Justiça [sic]”.
Pensando bem…
…conselho das fake news, conselhão do governo, conselho de combate à corrupção, ouvido moucos.
COLUNA CLÁUDIO HUMBERTO. CLIQUE AQUI E LEIA MAIS.
Leia também…: