Sonho antigo dos moradorees, a estrada vai tirar o distrito de Catu, na contra-costa da Ilha, do isolamento total. – Foto: Facebook.
REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA
A conclusão da pavimentação asfáltica ligando o distrito de Catu ao distrito de Berlinque, no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, deve acontecer em no máximo 30 dias. As chuvas que atingem Salvador e toda a Ilha contribuíram para que a obra sofresse um pequeno atraso.
Com projeto e execução a cargo da Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado (Seinfra), a etapa atual de aplicação do asfalto já é comemorada pela população de Catu, na contra-costa da Ilha de Itaparica, que reclamava muito do isolamento a que sempre esteve submetida, principalmente no inverno quando o tráfego de veículos ficava impraticável na antiga estrada vicinal.
>>>Clique AQUI e compartilhe esta notícia no WhatsApp.
A estrada virou assunto muito discutido nas redes sociais da Ilha de Itaparica, desde que o prefeito Marcus Vinícius, de Vera Cruz, passou a “adotar” o projeto, dizendo que era da Prefeitura.
“O prefeito de Vera Cruz está faltando com a verdade ao postar em suas redes sociais que o projeto é de sua gestão. Claro que não é. O projeto quem fez foi a empreiteira que venceu a licitação da Seinfra, no caso a Construtora Lustoza. A obra é inteira do Governo do Estado. A participação da gestão municipal nesta obra é zero, é nenhuma”, afirma Ítalo Vinagre, liderança política de Vera Cruz.
Ítalo Vinagre (no destaque) afirma que prefeito de Vera Cruz está faltando com a verdade ao tentar ser o pai da criança. Foto: Facebook/Reprodução).
E leia amanhã aqui no JORNAL DA MÍDIA com exclusividade: A insegurança na Ilha de Itaparica assusta população e visitantes.
Ítalo afirma que quem fez a reivindicação da pavimentação da estrada ao governo estadual, em março de 2022, atendendo a uma indicação sua, foi o ex-deputado Marcelino Galo. O então secretário Marcus Calvacanti aprovou o pedido e anunciou a abertura de processo licitatório.
“Antes o prefeito dizia que não anunciava obras do governo porque o governo costumava não executar nada. Citou até como exemplos a estrada de Catu e a dragagem do canal de navegação do Terminal de Vera Cruz. E agora quer ser o pai da criança.
Em postagem no Facebook, prefeito de Vera Cruz diz que o projeto é da Prefeitura e foi “aceito” pelo governo estadual.
Sobre a estrada Catu-Berlinque
Localizado na contra-costa da Ilha de Itaparica, no município de Vera Cruz, o bucólico povoado de Catu já teve uma grande importância para o município de Vera Cruz, por ter sido o principal porto da Ilha de Itaparica, nos anos 70.
A pavimentação da estrada deixará o povoado de Catu com acesso pleno à BA-882, rodovia que liga Cacha Pregos à BA-001 (Bom-Despacho-Nazaré-Baixo Sul). E acabará de vez um drama dos moradores: em períodos de chuvas intensas, o trecho ficava intransitável. Em Catu, moram cerca de 500 pessoas.
O lugarejo se destaca por suas reservas naturais e por suas praias de grande valor paisagístico, muito limpas, pouco habitadas, com águas sempre mornas, tranquilas e sem ondas.
>>>Clique AQUI e compartilhe esta notícia no WhatsApp.
Leia também…: