Terminal Marítimo de Enseada, em Maragogipe, no Recôncavo Baiano. Foto: Divulgação/Enseada.
A Bamin alcançou a marca de um milhão de toneladas de minério de ferro exportadas através do Terminal Marítimo de Enseada, em Maragogipe, no Recôncavo Baiano. O marco é resultado do embarque de produção da Mina Pedra de Ferro em 22 navios que zarparam da Bahia em direção ao mercado internacional, entre junho de 2021 e o final deste ano de 2022.
Com foco no desenvolvimento sustentável, a Bamin ocupa uma posição estratégica como player global na produção e comercialização de minério de ferro, produzido no município baiano de Caetité, região sudoeste da Bahia.
Enquanto o Porto Sul, na costa de Ilhéus, está em fase de construção, com previsão de operações a partir de 2026, a Bamin avança na sua produção e exportação com o suporte do Terminal de Enseada.
A Bamin está construindo um novo corredor logístico de integração e de exportação para a mineração e para o agronegócio, investindo R$ 20 bilhões nos projetos que incluem a Mina Pedra de Ferro, em Caetité, na Bahia, e os projetos de soluções de logística integrada: Porto Sul, em Ilhéus, e o Trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste – FIOL, que ligará Caetité a Ilhéus, com 537 km de extensão. A previsão é de que a FIOL Trecho 1 e o Porto Sul estejam prontos em 2026.
Leia também…: