O primeiro registro da variante Ômicron na Ilha de Ittaparica foi anunciado nesta sexta-feira pela Secretaria de Saúde da Bahia.
REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA
Uma péssima e muito preocupante notícia para a população da Ilha de Itaparica: a variante Ômicron, que atualmente representa 71% da amostras coletadas neste mês de janeiro na Bahia pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA), já chegou à Ilha de Itaparica. O caso foi identificado no município de Itaparica, segundo publicou em seu relatório desta sexta-feira (28) a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
Até o momento, não houve registro da variante Ômicron em Vera Cruz, também município da Ilha de Itaparica. A Ômicron causa transmissão acelarada da Covid-19. Para se ter ideia, o número de casos ativos da doença na Bahia pulou nos últimos 30 dias de 3 mil para 29 mil 670, segundos dados divulgados pela Sesab.
A Covid em Itaparica
Conforme o boletim epidemiológico da Sesab, em Itaparica existem hoje 26 casos ativos de Covid-19, com crescimentto de 18% nas últtimas 24 horas. Desde o início da pandemia, Itaparica acumula exatos 1.500 casos de Covid-19, com 38 mortes registradas. Nos últimos 5 dias o número de casos de Covid-19 cresceu 3,52% no local.
A Covid em Vera Cruz
Em Vera Cruz, desde o início da pandemia, a Sesab contabilizou 1.863 casos de Covid-19, com um total de 80 óbitos. Vera Cruz tem tem hoje o total de 23 casos ativos da doença, sem novas ocorrências nas últimas 24 horas. Há uma semana, Vera Cruz tinha somente 9 casos ativos. Nos últimos 5 dias, os casos de Covid-19 cresceram 1,53% no município.
Nota da Redação
Os números publicados nesta matéria pelo JORNAL DA MÍDIA são exclusivos da Secretaria de Saúde do Estado, a Sesab, que é a autoridade sanitária da Bahia. As prefeitturas de Itaparica e Vera Cruz há muito tempo não estão divulgando os dados do coronavírus para a popuulação dos dois municípios.
Além de Itaparica, veja onde a Ômicron já chegou na Bahia:
Além de Itaparica, os casos da variante Ômicron foram identificados em residentes dos seguintes municípios baianos:
Alcobaça, Camacan, Candeias, Candido Sales, Castro Alves, Conceição do Coité, Conceição do Jacuipe, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itamaraju, Itambé, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Monte Santo, Mucugê, Mucuri, Pintadas, Poções, Pojuca, Prado, Remanso, Riacho de Santana, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santo Estevão, Serrinha e Ubaitaba.
Além destes casos, turistas de Belo Horizonte (MG), Franca (SP), Hortolândia (SP) e Natal (RN) também tiveram amostras detectadas para Ômicron enquanto visitavam as cidades baianas de Nova Viçosa, Nova Itarana, Serrolândia e Ilhéus, respectivamente. São 27 mulheres e 19 homens, com a faixa etária variando entre 3 e 86 anos.
A secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim, alerta que “o avanço da Ômicron tem provocado crescimento expressivo do número de casos ativos, atualmente em 29.670, sendo que o maior número de toda a pandemia foi 30.221 casos ativos em julho de 2020?, afirma.