
REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA
Será que os empresários da China que vão construir a ponte Salvador-Ilha de Itaparica estão mesmo projetando investimentos pesados em Vera Cruz e Itaparica, em setores como hotelaria e empreendimentos imobiliários, condomínios de luxo e resorts?

Não. Nem Vera Cruz e nem Itaparica encheram os olhos dos chineses.
Os asiáticos do grupo CR-20, grupo que lidera a execução do projeto da Ponte Salvador-Itaparica, estão mesmo de olho é no outro lado da Ilha de Itaparica, precisamente no município de Jaguaripe.
Em 21 de março, o JORNAL DA MÍDIA publicou matéria com a visita dos chineses à região da ponte. O grupo esteve em Santo Antonio de Jesus, Nazaré, Valença e Itaparica, segundo informações obtidas pelo JM junto a fontes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
A informação de março do JM foi turbinada agora com o anúncio de que os empresários chineses vão construir uma verdadeira “cidade dos sonhos” no litoral do município de Jaguaripe.
“O palco do espetáculo é a Ponta dos Garcez, em Jaguaripe, joia do Brasil Colonial hoje quase esquecida, área que começa na outra banda do lado sul da ilha de Itaparica e se estende por quase 14 km de praias bucólicas e quase intactas”.
Segundo informa nesta terça-feira a coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, a cidade terá prédios de 30 andares num ambiente em que o esgoto é 100% coletado e tratado. O aquífero, bem avaliado, para tirar dele o máximo de água doce possível. Se não der, dessaliniza a água do marzão em frente. E a energia? No máximo possível, eólica e solar, revela ainda a coluna.
A área onde os chineses planejam o empreendimento pertence ao banqueiro Daniel Dantas e se estende do sul de Jaguaripe até a desembocadura do rio Jiquiriçá. Os chineses também estão de olho em outra área próxima, pertencente à Construtora Andrade Mendonça, que vai do rio Jiquiriçá até o rio Taquary, em Valença.

Conforme informa ainda A Tarde, Heráclito Arandas (PSD), prefeito de Jaguaripe, diz que a coisa anda. Terça que vem, vai participar da terceira reunião com representantes do governo e chineses para discutir o assunto:
“Nossa parte é adequar a área, seguindo a lei, para esse tipo de negócio. É algo complexo, mas eu não tenho a menor dúvida de que a ponte Salvador-Itaparica vai dar um forte impacto aqui e estamos nos organizando”.






























