
CLÁUDIO HUMBERTO
A atuação do ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Fernando Ramos, ganhou um ingrediente adicional: seu assessor Abel Leite, que está nas funções desde o governo Michel Temer, tem um poder maior do que indica o cargo de secretário parlamentar. Ele é o encarregado de uma certa “análise abstrata” de indicados para cargos no governo Bolsonaro. É da caneta dele que sai o veto a muitas nomeações.
EU SEI O QUE VOCÊ FEZ…
Abel Leite tem a missão de vasculhar a vida pregressa de indicados a cargos públicos para que o presidente não cometa “erros”.
SEPARANDO O JOIO
É Leite quem evita a nomeação de petistas notórios para cargos de confiança, como já aconteceu, ou de enrolados em investigações.
GENTE DE MARUN
Foi Carlos Marun (MDB), ex-ministro de Governo de Michel Temer, quem levou Abel Leite para o Planalto. O chefe foi embora, ele ficou.
ORÇAMENTO FRANKENSTEIN
Segundo o relator do Orçamento, deputado Domingos Neto (PSD-CE), foram 8.808 emendas ao projeto e 21 destaques ao relatório. Isso sem contar destaques dos grupos setoriais (Educação, Saúde, Defesa, etc).
O MAL QUE MADURO FAZ
Segundo a Unicef, foram 212 mil pedidos de residência e refúgio de venezuelanos de 2015 a agosto de 2019 no Brasil; 64 mil crianças e adolescentes. Total: 4,5 milhões já abandoaram a ditadura Maduro.
PARAÍSO TRABALHISTA
Análise do mestre em Direitos Fundamentais, Cassio Faeddo, da lei trabalhista das maiores economias do mundo, mostra como direitos no Brasil são sonhos lá fora. Nos EUA, férias são definidas por contrato e na China comunista, só após 20 anos geram 15 dias de férias anuais.