
O terminal hidroviário de Morro de São Paulo, em Cairú, vai passar por recuperação completa na sua estrutura. O equipamento terá reforma em locais como o píer fixo para passagem de usuários e o atracadouro onde as embarcações realizam as operações de embarque e desembarque dos passageiros. A obra será realizada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).
Sem dúvida, uma boa notícia para os turistas do mundo inteiro que visitam Morro de São Paulo. Para os usuários da região e para os operadores do transporte marítimo, também.
A Seinfra não explicou, contudo, como fará a obra, já que o terminal foi concedido pela Agerba à Prefeitura de Cairu. E a prefeitura passou o que recebeu para um operador que ajudou muito o prefeito nas eleições de 2016. O equipamento já foi retomado pela Agerba?
Não é a primeira vez que o Governo do Estado anuncia a recuperação do Terminal de Morro de São Paulo, que encontra-se há mais de três anos em precaríssimas condições de operação, com ferros expostos no pier principal e nas escadas de acesso para passageiros e em toda a estrutura da ponte do equipamento.
Além de não oferecer aos turistas do país e do exterior e aos usuários locais qualquer conforto e comodidade, o Terminal de Morro de São Paulo, devido às condições atuais de falta de manutenção, causa prejuízo significativo aos operadores do transporte marítimo entre Morro de São Paulo e Salvador e das linhas regulares de lanchas para Valença. São cerca de 80 operadores. O terminal movimenta mais de 50 mil passageiros por mês.
Com a falta de defensas do píer, que caíram faz muito tempo, as embarcações ficam expostas aos ferros e ao concreto danificado, durante a atracação, elevando significativamente, para os operadores, os custos com manutenção.
O terminal de Morro de São Paulo foi cedido pelo Governo do Estado, através da Agerba à Prefeitura de Cairu. A Prefeitura, por sua vez, repassou em 29 de novembro de 2017 a exploração e operação do equipamento para uma operador de transporte marítimo da região. A Agerba nunca informou se a concessão do terminal foi feita à Prefeitura de Cairu para atender a um prefeito aliado político do Governo do Estado. A agência de fiscalização também nunca explicou se foi legal ou não o repasse do equipamento, pela prefeitura, a um particular.


Mais conforto e segurança
Segundo informações da Secretaria de Infraestrutura, o objetivo dos serviços no terminal de Morro de São Paulo é dar mais conforto e segurança aos usuários do sistema de transporte. Localizado na Ilha de Tinharé, o terminal é muito utilizado por turistas que visitam as praias do Morro de São Paulo e região, como Gamboa, Boipeba e Galeão. Além do turismo, a obra também vai beneficiar cerca 380 mil habitantes do Baixo Sul baiano. O investimento é de aproximadamente R$ 1,3 milhão.
“Em 2019 já foram realizadas a recuperação dos terminais hidroviários de Camamu, Cajaíba Sul e Maragojipe. Além de Morro de São Paulo, os equipamentos de Barra Grande e Maraú devem passar por serviços em breve”, destaca Denisson de Oliveira, diretor de Terminais da Seinfra. O aviso de licitação para a recuperação do Terminal de Morro de São Paulo foi publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) no ´´ultimo dia 30 de outubro. A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas na obra está prevista para 18 de dezembro.
A Seinfra nada informou sobre o prazo para a conclusão dos serviços de reforma e recuperação do Terminal de Morro de São Paulo.