Lojas Americanas e B2W Digital realizaram reunião pública com investidores no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e anunciaram diversas novidades, dentre elas a construção de um centro de distribuição na Bahia. O evento, que reuniu mais de 300 pessoas, apresentou as conquistas do Universo Americanas, que inclui Lojas Americanas e B2W Digital, as iniciativas disruptivas da IF – Inovação e Futuro, a Fintech Ame e as estratégias de O2O (online to off-line).
As iniciativas apresentadas no evento fazem parte do plano crescimento de Lojas Americanas e B2W Digital. Com uma base de clientes ativos de 38 milhões, as companhias esperam alcançar 46 milhões de consumidores e 552 milhões de transações até 2022. Nas frentes de O2O, as companhias projetam um crescimento expressivo de 300% no número de usuários ativos, passando de 1,3 milhão atual para 5,5 milhões até o final de 2022.
Lojas Americanas prevê alcançar um crescimento de, ao menos, 40% de receita bruta em 2022, em relação a 2019. A B2W pretende alcançar 100 milhões de itens em seu sortimento e 150 mil sellers conectados na plataforma do B2W Marketplace. Com isso, a B2W prevê continuar gerando caixa e mais que dobrar de tamanho ao longo dos próximos três anos.
Novidades
A Ame firma parceria com o Banco do Brasil para oferta de cartão de crédito. A parceria faz parte do roadmap de inovação e e tem como objetivo contribuir para o aumento da aceitação, recorrência e base de clientes. O aplicativo Ame Digital será o principal canal de relacionamento e gestão do cartão de crédito pelo cliente, que contará com diversos benefícios, como anuidade grátis em compras mensais acima de R$ 100,00, parcelamento diferenciado, cartões com impressões personalizadas, além de todas as vantagens dos cartões Ourocard, como descontos em shows e cinemas. A expectativa é alcançar uma base de mais de 7 milhões de clientes até 2022.
Novos Centros de Distribuição
Para dar suporte ao crescimento, Lojas Americanas e B2W Digital vão abrir sete novos Centros de Distribuição nos estados do Pará, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Até 2022, as companhias que atualmente operam com 15 CDs integrados, passarão a operar com 22 CDs, ampliando sua capacidade de armazenagem de 640 mil m² (atual) para 1 milhão de m². Dessa forma, Lojas Americanas e B2W contarão com CDs em 12 estados brasileiros e aumentarão consideravelmente sua área de abrangência de entregas em até 24h, passando de 38% para 63% do Produto Interno Bruto (PIB).
Ame Pro
Ame digital lança o Ame Pro, uma plataforma mobile de gestão e vendas que digitaliza pequenos e médios varejistas. A solução tem como principais funcionalidades a integração nativa com o B2W Marketplace e com o B2W Entrega, além de diversas ferramentas de gestão como emissão de nota e cupom fiscal, cadastro de produtos, controle de estoque, dentre outros.
Parceria entre Ame e StoneA Ame Digital, em mais uma iniciativa de ampliação de sua aceitação no mundo físico, firmou parceria com a Stone, maior adquirente independente do Brasil. Com a parceria, clientes Ame poderão pagar suas compras nos estabelecimentos credenciados pela Stone utilizando QR Code. Também faz parte do acordo a oferta do Ame Pro, tanto para clientes Stone que utilizam Smart POS quanto para clientes que utilizam as maquininhas mais simples.