Por falta de incentivo do Governo do Estado e a elevada carga tributária, muitos empresários de Barreiras estão transferindo seus negócios para outros Estados. Para agravar a situação, o governo estadual sancionou a Lei 13.468/10 dezembros de 2015, que altera a Lei 11.631 de dezembro de 2009, que entrará em vigor no mês de abril deste ano, onde cria o Fundo Estadual de Manutenção das Áreas Industriais da SUDIC – FUNEDIC.
A principal mudança é que passará a ser cobrado o valor de R$ 0,50/m² para manutenção dos distritos industriais na Bahia. Essa medida vai elevar os custos para cada empresa, já que as áreas são muito grande e em alguns casos vai inviabilizar os negócios.
Com o objetivo de lutar pelos interesses dos empresários junto ao Governo do Estado, os empresários que atuam no Distrito Industrial de Barreiras criaram recentemente a Associação das Empresas do Distrito industrial de Barreiras, ADIB. A entidade ou até mesmo a Prefeitura Municipal de Barreiras poderia assumir a administração do Distrito industrial, desde que houvesse um entendimento junto ao Governo do Estado para realizar melhorias na infraestrutura para que a partir daí fosse transferido a responsabilidade da gestão do local de fundamental importância para o desenvolvimento da região. (Com informações do Blog SigiVilares)