Embora o Congresso Nacional tenha conseguido número suficiente de apoios para a criação de duas CPIs para investigar a Petrobras — uma só no Senado e outra mista, com deputados e senadores —, um jogo de pressões entre governo e oposição levou a um impasse na criação das comissões. Apesar de ter sido marcada para hoje a instalação da CPI do Senado, os tucanos decidiram retirar a lista com os nomes dos senadores que participariam das investigações como forma de pressionar o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), a acelerar a criação da CPI Mista.
Por seu lado, o governo insiste na criação apenas da CPI do Senado, onde a fidelidade de sua base aliada é muito maior, e fará todo esforço possível para impedir a participação de deputados. Enquanto isso, Renan cumpriu ontem a promessa da semana passada e ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) com um recurso contra a decisão da ministra Rosa Weber que obrigou a comissão de inquérito a restringir as investigações à Petrobras.
O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), argumenta que não há razão de um mesmo órgão, o Congresso Nacional, investigar o mesmo fato, a Petrobras, em duas CPIs. Senadores governistas, no entanto, afirmam que caso não seja possível evitar a instalação da comissão mista, o Planalto trabalhará até para que as duas funcionem ao mesmo tempo — mas nunca apenas a que inclui os deputados, já que a infidelidade da base aliada na Câmara está elevadíssima. Principal credenciado para resolver o impasse, Renan, que acumula a presidência do Senado e do Congresso, reúne hoje líderes da Câmara e do Senado para discutir a questão.(Isabel Braga e Carolina Brígido, O Globo)

































o psdb. já começou a peidar,. o marinho do tce., jha foi indiciado pelo mp. será que ele será afastado do TC.caso continue é mesma coisa que colocar rato tomando conta de queijo