REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA
Deu na Tribuna, hoje, coluna Raio Laser: Causou verdadeira “comoção” nos meios políticos a divulgação da declaração de bens do novo secretário do Desenvolvimento Urbano, Manuel Ribeiro. Só de aplicações no mercado financeiro, o homem contabiliza cerca de R$ 15 milhões. Não deixa de intrigar que alguém tão rico queira se submeter a uma regime de subordinação num secretariado estadual onde o salário não chega a R$25 mil.
Em matéria de 28/11/2013, o JORNAL DA MÍDIA informava que Manoel Ribeiro Filho, como diretor da Construtora OAS, foi o primeiro a divulgar, em 2009, os detalhes do projeto da ponte Salvador-Ilha de Itaparica. O projeto previa a conclusão do empreendimento em dezembro de 2013 – portanto, a ponte já deveria estar inaugurada, mas não conseguiu sair ainda do papel.
O custo inicial da obra, anunciado por Manuel Ribeiro, em 2009, em R$ 2 bilhões, é estimado hoje em R$ 7 bilhões. E na nova projeção do governo, a inauguração acontecerá em 2020.
O empresário Manuel Ribeiro foi para a Sedur justamente com este objetivo: destravar o projeto da ponte Salvador-Itaparica.
Foi assim também com o economista Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobas e hoje secretário de Planejamento do Governo da Bahia. Gabrielli queria fazer da ponte seu projeto de campanha a governador. Fez dezenas de audiências públicas, anunciou licitações, e nada. Nunca mais falou do projeto.
Agora Vai – O projeto da ponte Salvador-Itaparica, para alguns, um factóide, lançado por Wagner em 2009 como plataforma de sua reeleição ao governo, não sai do papel e parece até com o Sistema Ferryboat.
Em 2010, a concessionária TWB, que geria o sistema, lançou uma campanha publicitária anunciando as “melhorias” que tinha conseguido, em parceria com o Governo da Bahia, para o sistema. O apelo da campanha era “Agora Vai” e toda vez que era exibida, um navio quebrava ou ficava à deriva.
A TWB foi embora depois de sucatear toda a frota, na cara do governo, que nunca fiscalizou o serviço.
Ferry Caranguejo – O ferryboat, agora sob a responsabilidade do médico ortopedista Otto Alencar, secretário de Infraestrutura, é igual a caranguejo, anda para trás. A empresa que o governo foi buscar no Maranhão dos Sarneys, a Internacional Marítima, não resolveu o problema e sequer mostra sinais de que é capaz de reverter a situação. Usuários seguem insatisfeitos e acham que a concessionária atual é pior que a outra que o governo despachou.
O governo pede calma e repete este ano a promessa do Verão 2012/2013, quando os usuários teriam uma qualidade de serviço de ”primeiro mundo”.
E nada.
Ferries continuam ficando à deriva e sendo puxados a corda no meio da Baía de Todos os Santos.
E o governo anuncia com estardalhaço que agora o problema do sistema será resolvido com a chegada de “dois novos navios”.
Os navios eram para estar operando desde janeiro, conforme promessa de Otto Alencar. E nada.
E agora fala-se que os ferries não são novos – têm três anos navegando na Grécia. É possível que para os gregos não prestassem mais. O Verão 2013/2014 vai acabar. E nada.
Esta é a Bahia. Pensem num absurdo!
Enquanto a ponte não vem, assista ao vídeo e faça a travessia virtual na ponte do governo Wagner para a Iha de Itaparica: