Salvador – Os 70 novos casos de desaparecidos por mês em Salvador, fazem da capital, a terceira do país em número de desaparecimentos. O vereador Leandro Guerrilha (PSL), que realizou uma audiência pública no último dia 14 de novembro, para debater o assunto, deu entrada nos projetos 863/13, 864/13 e 827/13 que indicam, respectivamente, a impressão de fotografias de pessoas desaparecidas no carnê do IPTU; a divulgação nos sites de órgãos públicos municipais e também a indicação ao governo da divulgação dos links de pessoas desaparecidas nos sites de órgãos públicos estaduais.
“A cada 11 minutos uma pessoa simplesmente desaparece no Brasil. Esse é o quadro de um grave drama social que não podemos deixar de sinalizar. Faltam políticas públicas de combate a esses estímulos, que muitas vezes são brigas domésticas. É preciso manter viva essa discussão e incentivar a importância do compartilhamento de fotos e informações dos desaparecidos”, acredita o vereador.
A entrega residencial do carnê do IPTU e a visibilidade dos sites de órgãos públicos facilitarão a divulgação de pessoas desaparecidas no âmbito do município de Salvador. Uma Fan Page criada pela Delegacia de Proteção à Pessoa, no Facebook, aumentou em 18% a localização de pessoas que tinham sumido. “Somente de janeiro à outubro, 508 pessoas desapareceram na cidade, o nosso objetivo é ajudar na localização, fazendo uma corrente de divulgação diária de dados, aproveitando espaços de alcance real e de conhecimento público, como o carnê do IPTU, por exemplo”, garante Leandro Guerrilha.




























