A Volkswagen está comemorando o décimo aniversário do lançamento do Fox no Brasil. Apresentado em outubro de 2003, o Fox ultrapassou a marca de 1.165.000 unidades comercializadas até setembro de 2013. Graças ao seu sucesso no mercado, o modelo serviu de base para uma família de veículos, dando origem ao CrossFox, em 2005, ao SpaceFox, em 2006, e ao Space Cross, em 2011.
“São dez anos de inovação e evolução com esse modelo, que sempre foi motivo de orgulho para a Volkswagen. O Fox foi desenvolvido no Brasil e estabeleceu novos atributos de versatilidade, ergonomia, espaço interno, segurança e recursos tecnológicos em sua categoria”, afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
Desenvolvido no Brasil, e por brasileiros, o modelo Volkswagen foi projetado “de dentro para fora”, com uma técnica que recebeu o nome de Designed Around the Passenger. Essa é a primeira de tantas outras inovações que o Fox acumulou ao longo de sua primeira década no Brasil.
Desde seu lançamento, o hatch já trazia dois motores Total Flex, ambos da família EA111: 1.0 e 1.6. Aliás, o Fox foi o primeiro modelo no mercado nacional a ter motor 1.0 flexível. O Fox modificou conceitos estabelecidos. Introduziu no País a arquitetura high roof (teto alto), que privilegia a altura elevada em relação aos outros veículos, proporcionando melhor visibilidade e maior espaço interno.
Até hoje, o Fox é o único modelo de sua categoria a oferecer o sistema ARS (banco traseiro com ajuste longitudinal). Outros diferenciais do hatch produzido em São José dos Pinhais (PR) são a ergonomia e a funcionalidade de seu interior. Prova disso é o número de porta-objetos espalhados pelo interior.
Outra inovação do Fox na época de seu lançamento, em 2003, foi o emprego da fibra do curauá, planta nativa da Floresta Amazônica, no revestimento do teto e na tampa interna do porta-malas, em substituição à fibra de vidro.
Novidades que caíram no gosto do consumidor brasileiro. Já no primeiro semestre de 2006, o Fox ultrapassava a marca de 200 mil unidades comercializadas desde seu lançamento.
Para a linha 2008 foram feitas alterações no visual do modelo, com adoção de novo para-choque dianteiro e a opção de faróis com duplo refletor. Em dezembro de 2008, a Volkswagen celebrava o 500.000º Fox vendido.