Sucesso na internet e nas redes sociais, a nova edição de “A Fazenda”, da Record, tem deixado a desejar em audiência e faturamento. O reality show, que estreou no dia 23 de junho, tem registrado até então média na casa dos 9 pontos. O índice é menor que o obtido pela edição passada do programa. “A Fazenda 5”, que foi ao ar em 2012, marcou média de 11 pontos no mesmo período no ar. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo.
Se comparada a quarta edição do confinamento de famosos, “A Fazenda” atual perdeu ainda mais público. “A Fazenda 4” alcançou no período média de 12, 3 pontos de ibope. A queda de interesse por esse tipo de programa é comum na TV. Tanto é que o “Big Brother Brasil” (Globo) vem perdendo audiência de uma edição para outra.
No entanto, “A Fazenda” também sofreu uma visível queda em seu faturamento. O reality show, que costumava ter entre cinco e seis patrocinadores nacionais, tem apenas três na nova edição.
O número de merchandisings também caiu. Há menos marcas anunciando na temporada atual.
A Record nega a queda de faturamento, e diz que a disponibilização das ações e o número de inserções é diferente na nova edição. (Coluna Outro Canal, Folha de S. Paulo)