Incêndio na Chapada Diamantina está sob controle, garantem brigadistas.

A região vem sendo devastada há mais de 15 dias por focos de incêndio no Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) e áreas de cidades como Andaraí, Mucugê, Piatã, Macaúbas, Ibicoara e Itaetê. (Foto: Reprodução)
Salvador – Após mais de um mês de grandes incêndios na vegetação, apenas dois pequenos focos, sem gravidade, foram registrados ontem na Chapada Diamantina. Uma ocorrência foi em Lençóis e a outra em Andaraí.

“Está tudo sob controle, mas não choveu e isso é preocupante. As plantas ficam secas e dessa forma servem como combustível para o fogo”, disse o coordenador dos brigadistas da Chapada Diamantina, Homero Vieira.

O pior momento, segundo ele, foi na semana passada, quando morreram muitos animais. O fogo na Chapada Diamantina é um fenômeno esperado e acontece normalmente entre os meses de agosto e dezembro por causa da estiagem e por ser época de plantio, quando os moradores fazem queimadas.

Em 2008, o governador Jaques Wagner chegou a decretar estado de emergência na região, mas, desta vez, foi apenas solicitado o apoio do governo federal, com o envio de funcionários da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Lençóis e Abaíra estão entre municípios mais afetados. (Correio)

Notícias Relacionadas