Quem já foi da Estação da Lapa até as imediações da Insinuante de Lauro de Freitas, de ônibus e no horário de pico, deve lembrar que o percurso dura em torno de duas sofridas horas. Mas, quando o metrô ficar totalmente pronto (em 2016, no mínimo), esse tempo vai cair para menos da metade: 46 minutos (contando com o tempo de manobra para retornar).
É isso o que prevê a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), que fez ontem a primeira apresentação pública sobre o sistema completo do metrô, incluindo o problemático trecho Acesso Norte-Estação Pirajá e a linha 2, entre a Lapa e Lauro de Freitas.
O percurso da linha 1, a Sedur calcula que seja feito em 20 minutos, numa velocidade média de 36 km/h. Parece pouco, mas nessa conta já está incluído o tempo das paradas e das manobras. “Para um sistema como o de Salvador, que tem as estações próximas, é um tempo razoável, muito próximo ao do metrô de São Paulo”, explica o consultor internacional de transportes públicos Claudio de Senna Frederico.
A velocidade máxima atingida pelos veículos, de 80 km/h, também se assemelha ao metrô paulistano. “Em algumas linhas, o de São Paulo chega a 100 quilômetros por hora, mas só onde as estações são mais distantes entre si”, explica. O sistema completo de Salvador terá 30 composições de quatro vagões.