A Peugeot acaba de disponibilizar para toda a sua rede de concessionárias um dos veículos mais charmosos já desenvolvidos pela marca em seu amplo portfólio de produtos. Combinando de forma harmoniosa e elegante duas silhuetas em um só veículo, o 308 CC passa a oferecer ao consumidor brasileiro a esportividade do cupê e o charme do cabriolé. Tudo isso a um toque num botão em apenas 20 segundos…
Com o novo modelo, a Peugeot reafirma sua presença em um segmento histórico para a marca, e que teve no 307 CC seu último representante, comercializado no país entre 2004 e 2010. O 308 CC chega com fortes atributos, como estilo imponente, design exclusivo e farto conteúdo tecnológico. Equipado com o elogiado motor THP (Turbo High Pressure) de 165 cavalos de potência e transmissão automática sequencial de seis velocidades, o 308 CC é proposto em versão única de acabamento, três cores (Preto Perla Nera e Vermelho Babylone, ambas metálicas, e Branco Nacré, perolizada) pelo valor de R$ 129.990,00.
Um 308 diferente
O 308 CC surge como uma escultura moderna, dinâmica e de temperamento forte. O parabrisa tem forte inclinação e os para-choques esportivos são vincados, com uma entrada de ar mais aberta e de grelha cromada.
Os faróis de neblina têm contorno mais alongado e integram-se perfeitamente a outro elemento marcante, graças a seu formato de bumerangue: luzes compostas por pontos em LED de intensidade variável, garantindo uma presença visual única tanto de dia como a noite. O conjunto denota a nova assinatura estética da marca e confere ainda mais modernidade ao projeto, ilustrando a tecnologia presente no veículo.
O desenho do perfil, tanto na forma cupê como no cabriolé, exprime fluidez, estabilidade e riqueza. Um friso cromado delimita os vidros e alonga a sua silhueta. O equilíbrio da traseira constitui um dos trunfos mais importantes para o êxito estético deste cupê cabriolé. No caso do 308 CC, procurou-se uma leitura horizontal da face posterior, favorecendo a impressão de largura e de estabilidade.
Na parte superior, as formas da tampa do porta-malas acolhem naturalmente o dispositivo aerodinâmico traseiro e a fina lâmina das lanternas em LED. Na área inferior, a superfície escura do difusor de ar, interrompida no centro pela cor da carroceria, contribui para o alargamento visual do modelo. Totalmente de acordo com o estilo e a designação do veículo, as rodas de 18 polegadas em alumínio contribuem para o dinamismo do 308 CC.
Faróis traseiros têm assinatura exclusiva
De dia como a noite, as lanternas com luzes em LED, inteiramente vermelhas, marcam o 308 CC de forma muito particular e iluminam uniformemente a peça até as extremidades. Desse modo, geram um efeito de garra diagonal, recordando o cupê cabriolé 504, de 1969.
Capota
O 308 CC recupera o conceito do 307 CC: um teto retrátil em duas partes, com uma parte móvel de reduzida superfície e um grande teto traseiro em vidro atérmico que se separa da coluna B no momento da dobragem, com vantagem para o espaço ocupado no compartimento de bagagens.
Esta opção incidiu sobre a duração da manobra da capota, agora em 20 segundos, mesmo com o veículo em movimento a uma velocidade inferior a 12 km/h, e sobre os meios para atingir a qualidade em termos de folgas e nivelamentos, de estanqueidade e de robustez de funcionamento.
O mecanismo da capota utiliza cinco êmbolos e uma eletrobomba para movimentar o mecanismo, composto por tirantes e diversas fechaduras. O conjunto é comandado por uma nova caixa eletrônica que ativa a descida dos quatro vidros em cerca de 50 mm antes do início da manobra.
O processo de abertura do teto pode ser acompanhado graças à animação difundida na tela de navegação colorida escamoteável, o qual apresenta também mensagens relativas ao funcionamento do teto. O destravamento e a abertura do compartimento de bagagens são telecomandados e efetuam-se por meio de um botão específico na chave de ignição. Para garantir a estanqueidade lateral do teto, o veículo recorre a um novo conjunto de juntas em forma de “U”, concebidas e desenvolvidas pela Peugeot, escolhidas pelo bom desempenho acústico.
Para assegurar os melhores resultados possíveis em termos de estanqueidade, foi reconduzido o sistema de descida dos vidros (20 mm) quando da abertura das portas (“short drop”), comandado por um sensor com capacidade elétrica de sensibilidade. Quando a mão toca a maçaneta, em alguns milissegundos o vidro baixa e se liberta da junta.
Compartimento de bagagens
A traseira do 308 CC foi particularmente trabalhada para conciliar um estilo valorizante e dinâmico e uma capacidade razoável do porta-malas em qualquer uma das duas configurações. O trabalho destinado a ganhar preciosos milímetros deu resultados. A largura entre as cavas das rodas progrediu 27 mm para atingir 1.017 mm, enquanto que o comprimento do bagageiro ao nível do piso é de 781 mm (+6 mm por comparação com o 307 CC).
Na configuração cupê, o volume total do compartimento de bagagens ascende a 403 dm3 VDA, o que representa um progresso de 53 dm3 comparativamente com o 307 CC (dos quais, 15 dm3 VDA de espaço sob o tapete). Em termos de equivalência “em água”, o volume é de 465 litros.
A distância disponível entre o piso do bagageiro e a tampa da mala é de 581 mm, ou seja, um ganho de 7 mm em comparação com o 307 CC. Na configuração cabriolé, o sistema de teto em duas partes revela-se uma síntese muito eficaz em termos de espaço para as bagagens. O volume total do bagageiro abaixo da tela de cobertura é de 226 dm3 VDA ou 266 litros. A altura disponível entre o piso do bagageiro e a tela de cobertura é de 304 mm (+20 mm que no 307 CC).
O porta-malas possui revestimentos laterais felpudos, anéis cromados para fixação de bagagens, cintas para o triângulo de pré-sinalização e uma prática rede de retenção. O bagageiro dispõe da sua própria fonte de iluminação – uma na tampa da mala, permitindo iluminar verticalmente o bagageiro, e outra na parede lateral, iluminando abaixo da tela de cobertura.
O volume disponível sob o tapete permite alojar em espaços reforçados e sobrepostos, no fundo, as ferramentas de bordo e o estepe, e por cima, o “Windstop” dobrado e o triângulo de pré-sinalização suplementar.
Interior
Desenhados na tradição dos cupês topo de gama, os bancos dianteiros possuem apoios de cabeça integrados e parecem modelados ao ocupante. A sua confecção retoma o tema em “V” conhecido do 308 e a grelha estilizada do difusor de ar quente Airwave contribui para a sua originalidade.
Os bancos traseiros, muito cavados, também possuem os apoios de cabeça integrados munidos de uma estrutura que acolhe os arcos de segurança. A preocupação com exclusividade é também visível numa grande variedade de peças específicas, que contribuem com o requinte da silhueta CC:
· Os mostradores de fundo branco;
· O volante revestido em couro e cuja metade inferior apresenta um friso cromado acetinado;
· Vasta superfície para elementos nobres, tanto no aspecto visual quanto tátil (como o revestimento do tipo slush, macio ao toque);
· A decoração black piano no console central;
· O console central redesenhado em torno de comandos específicos “CC” (teto retrátil, acionamento simultâneo dos quatro vidros, sistema Airwave e controle do display multifunções).
Nos lugares da frente, a habitabilidade aumenta na largura ao nível dos ombros (1.406 mm) e ao nível dos cotovelos (1.492 mm) em comparação com o 307 CC (respectivamente +11 mm e +25 mm), graças à maior largura do veículo, o que proporciona ao 308 CC uma vantagem determinante neste mercado.
Implantados numa posição 15 mm mais baixo que no hatchback, os bancos dianteiros do 308 CC podem deslizar num curso de 230 mm e são reguláveis em altura ao longo de 55 mm (+25 mm/-30 mm em relação à posição de referência), garantindo, como acontecia no 307 CC com 50 mm de regulação, uma excelente posição de condução e uma boa habitabilidade vertical.
A espuma dos assentos favorece o apoio lombar e as almofadas laterais com interior reforçado oferecem, simultaneamente, conforto e apoio, permitindo que a qualidade perdure no tempo. Os bancos elétricos constituem uma proeza técnica, já que podem integrar, em simultâneo, o airbag de cabeça, o sistema Airwave, o airbag de tórax/bacia, o aquecimento do banco, o sistema de acesso aos lugares traseiros, o dispositivo de detecção de presença (banco do passageiro), os comandos elétricos do banco e as memorizações das posições de condução (banco do condutor).
Na traseira, os passageiros se beneficiam, por comparação com o 307 CC, de uma melhor largura ao nível dos ombros, com 1.216 mm (+24 mm) e de um melhor espaço para os joelhos e para os pés (+10 mm), resultado da estrutura compacta dos bancos do 308.
Fácil acesso aos bancos traseiros
Com um tratamento cuidadoso nos mínimos detalhes, este cupê cabriolé de quatro lugares não descuidou do acesso aos bancos traseiros.
Por exemplo, o avanço do assento do condutor é efetuado graças à pega lateral do banco, que o inclina para a frente, desencadeando seu escorregamento elétrico. O recuo elétrico do banco efetua-se levantando o encosto e mantendo pressionado um botão localizado imediatamente abaixo da pega, o que permite, com toda a segurança para os passageiros de trás, escolher a distância de recuo em função da envergadura destes ou, no máximo, até à posição memorizada (do lado do condutor).
Estas atenções sublinham o cuidado dedicado ao acolhimento dos quatro ocupantes, fazendo do 308 CC um verdadeiro quatro lugares, com quatro apoios de cabeça, quatro pegas de apoio e quatro vidros móveis, cada um deles com o seu interruptor.
Espaços para arrumação de objetos
Os múltiplos espaços de arrumação constituem um ponto forte do 308 CC:
· O porta-luvas de 10,3 litros e o espaço no console central são fechados automaticamente por meio do telecomando quando o veículo é trancado – uma prestação essencial para um modelo potencialmente estacionado como cabriolé;
· As bolsas rígidas nas portas, divididas em duas partes e acessíveis a todos os ocupantes, oferecem 3,10 litros de capacidade em cada lado e permitem receber três garrafas de água de 0,5 litro;
· As redes na parte posterior dos encostos da frente dispõem de uma altura variável em função da presença do sistema Airwave;
· E, como em qualquer 308, o pequeno espaço de 0,53 litro, do lado de condutor, que permite guardar ao alcance da mão qualquer objeto, enquanto que um gancho permite suspender um ou mais sacos e evitar que o seu conteúdo seja vertido.
A atenção aos mínimos detalhes pode ser também conferida pela iluminação por LED no retrovisor externo, criando um facho de luz ao longo das portas e que completa a iluminação de acolhimento exterior e de ambiente interior (acendimento automático dos faróis, das lanternas, iluminação do limiar das portas e das cavas dos pés).
Conforto acústico
Prestação importante no caderno de encargos do 308 CC, o conforto acústico se beneficia, desde logo, do trabalho de fundo efetuado na gama 308 em matéria de isolamento. Além disso, foi realizado um importante trabalho que incidiu especificamente sobre a parte traseira desta silhueta, bem como sobre as suas portas (chapa, mecanismo dos vidros, juntas).
O nível sonoro filtrado se beneficia também do tratamento acústico do cofre do motor e dos diferentes mecanismos presentes do modelo (central eletro-hidráulica do teto, motor do sistema Airwave, etc.), mas também do efeito benéfico do damper, uma espécie de contrapeso implantado na suspensão traseira para limitar os ruídos de rolamento.
Este conjunto foi otimizado para proporcionar ao 308 CC, em sua configuração cupê, um bom nível de conforto acústico em termos de ausência de ruído aerodinâmico. Esse mesmo trabalho foi desenvolvido junto a peças manipuladas, compatibilidades de matérias justapostas verificadas e afinadas, e as fixações sujeitas a diferentes esforços.