Fernando César Oliveira
Agência Brasil
Curitiba – A Secretaria de Saúde do Paraná informou hoje (6) a morte de mais dois homens que contraíram o vírus Influenza H1N1, um em Londrina e outro em Ponta Grossa. Um deles tinha pneumopatia e ambos tiveram diagnóstico tardio de influenza A (H1N1) – gripe suína.
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul também registrou duas novas mortes, uma em Porto Alegre e outra em Cachoeirinha. Ambas eram mulheres e não tinham outras doenças associadas. O óbito de um paciente de São Borja, informado em boletins anteriores, foi retirado da lista após uma nova investigação.
Esses dados elevam para 35 o total de mortes provocadas pela doença desde janeiro no Paraná e para 53 o total no Rio Grande do Sul. Os dois estados, ao lado de Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, concentram 88% do total de óbitos relacionados à doença registrados no país este ano, conforme dados atualizados pelo Ministério da Saúde até o último dia 29 de julho.
O pico de casos confirmados no Paraná ocorreu na 26ª semana do ano, entre os dias 24 e 30 de junho, quando houve 329 confirmações da doença. Esse número caiu nas três semanas seguintes, sucessivamente, para 176, 106 e 69. O Paraná contabiliza ao todo 1.043 casos em 2012.
“Aos médicos fica o alerta para o diagnóstico precoce”, disse a médica e coordenadora da sala de situação da gripe no Paraná, Angela Maron de Mello. “O vírus está circulando e por isso a suspeita de influenza deve ser sempre considerada.”
Cerca de 61% das mortes ocorridas no Paraná foram de pacientes que tinham outras doenças, entre elas cardiopatia crônica, pneumopatia e câncer.




























