Salvador – A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia, presidida pelo deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) recebeu hoje, dia 13, os representantes das operadoras de telefonia móvel, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Procon. A pauta principal da audiência foram as inúmeras reclamações dos usuários quanto a interrupção de ligações e a ausência de sinal em alguns períodos. A recordista em queixas foi a Operadora Oi, de acordo com o assessor técnico do Procon Bahia, Alexandre Dória. “Só em 2011, são 625 reclamações, sendo 418 referentes a cobrança indevida de valores, em seguida vem a Tim. Contudo reconhecemos que todas tem apresentado avanço, mas não na velocidade que avança o custo dos serviços”.
A falta de eficiência e de qualidade das ligações realizadas pelas operadoras de telefonia móvel foi reiterada pelo assessor técnico da Anatel, José Mauro. “Não temos interesse nenhum em aplicar multas, o que se quer é que as empresas invistam para atender bem os consumidores”. O parlamentar Pedro Tavares intermediou a questão em busca de melhorias na qualidade do serviço. “As queixas aqui apresentadas são antigas e cada vez mais frequentes. É preciso e as operadoras se comprometeram em melhorar a qualidade do serviço e que o sinal permita ligações eficientes, sem interrupções e sem ruídos. As empresas apresentaram plano de expansão, o que é importante para todos tenham acesso”.