970×90

Nova lei anti-fumo entra em vigor no Chile

AGÊNCIA ANSA

Santiago do Chile – Entrou hoje em vigor a nova Lei Anti-tabaco do Chile, que amplia as restrições para fumar e endurece as sanções aos infratores da lei.

O ministro da Saúde, Jaime Mañalich, reconheceu que os fiscais municipais não serão suficientes para fazer cumprir a nova lei e que deverá buscar uma alternativa para reforçar as equipes, pois não existe recurso necessário para implementar um maior controle.

Segundo as novas normas, o estabelecimento que estiver com uma pessoa fumando será multado com uma taxa que chegará a US$ 180, que serão revertidos para beneficio dos municípios.

Entre os locais proibidos para fumar, além de restaurantes, hotéis e motéis, estão estádios de futebol, onde não será permitido que os torcedores fumem. (AnsaLatina)

Notícias Relacionadas

3 Comentários

  1. Claudio D'Amato

    É. Essa paranóia está atingindo níveis mundiais. Está pior que macartismo ou o pavor irracional que tinham do comunismo nos anos 60-70…
    Isto não está certo. Fumantes também são contribuintse, eleitorse e consumidores. Fico espantado 9e decepcionado também) com a apatia dos fumantes Por que não se manifestam? Tínham(mos) que lutar para reivindicar um espaço para nós. Ficariam os fumantes lá, isolados dos não fumantes. Estaria resolvido.

  2. Paulo Machado

    Kkk….essa gente, vai transformar cigarro legal, em ilegal. Cigarro, não entorpece ninguem, nem mata ninguem. Vaõ nos hospitais e postos de saúde, e comprovem o que digo. Cientista Aaron Wildavsky e antropóloga Mary Douglas, comprovam no livro Risco e Cultura, que os males do cigarro, são um tremendo exagero. Acordem…antes que seja tarde de mais. E o fumo passivo??? kkkk..não existe..própria OMS, afirma isso…. Niemeyer, 104 que morreu fumando…é só um amostra de que cigarro não mata ninguem… e no Brasil, morrem somente 900 fumantes anualmente, mesmo assim, podem ter morrido até por velhice. Acordem…e façam uma pesquisa, e confirmem o que digo. Vcs só estão ouvindo os anti tabagistas. Agora, confiram o que dissemos.

  3. Hector

    Até o Chile . Com certeza o que move toda esta zona antitabagista ridícula, são interesses econômicos de grupos interessados em vender suas próprias drogas. Todo ex-fumante que conheço e mesmo os anti-tabagistas que nunca fumaram, fazem uso de anti-depressivos e outros produtos da ind. farmacêutica gananciosa. O cigarro deve ser melhor que estas outras drogas, com certeza. Mas esta onda ridícula faz parte do século do egoísmo. Em 10 anos , esta maldita onda passa e todo mundo vai estar fumando livremente de novo. Aconteceu na Alemanha de Hitler e durou enquanto durou o nazismo.

Comentários estão suspensos