Jaques Wagner não suporta a pressão e abandona desfile do 2 de Julho

Considerado traidor pelos professores, Wagner foi caracterizado como Judas (Metropress)
Considerado traidor pelos professores, Wagner foi caracterizado como Judas (Metropress)
O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), não aguentou a pressão durante o desfile do 2 de Julho, a data magna do Estado, que presta homenagem aos heróis da independência do Brasil na Bahia: com tanta vaia, ele abandonou o cortejo cívico antes do final do percurso, entrou em um veículo e foi embora.

Este ano, o horário da cerimônia de hasteamento da bandeira foi adiantada, de surpresa, em uma hora, para tentar minimizar as manifestações de protestos dos professores da rede estadual, que estão em greve há mais de dois meses.

Manifestantes foram contidos por seguranças do governo
Manifestantes foram contidos por seguranças do governo
Mesmo assim, Wagner não escapou das vaias dos docentes e de outros manifestantes. Desde que ele chegou à Lapinha, por volta das 8 horas, foi hostilizado. A cada vez que seu nome era citado as vaias recrudesciam.

Além de Wagner, diversos políticos compareceram à cerimônia. Pelo segundo ano consecutivo o prefeito de Salvador, João Henrique, não comparece ao evento com medo das vaias.

A presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IHGB), Consuelo Pondé de Senna, foi a única autoridade a ter coragem de discursar diante do ambiente de protesto contra o governador. Ela homenageou os combatentes que “dedicaram as suas vidas pela consolidação da independência do Brasil”.

Leia também:

O Largo da Lapinha foi isolado por grades e dezenas de policiais militares, fardados e a paisana, protegiam Wagner. O forte esquema de segurança acompanhou o governador à medida em que ele seguia caminhando com sua comitiva acompanhando o carro do caboclo e da cabocla em direção à Praça Municipal.

Essa manifestante chegou a furar o bloqueio da segurança do governador, mas foi contida.
Essa manifestante chegou a furar o bloqueio da segurança do governador, mas foi contida.
Enquanto acompanhava o cortejo, Wagner foi muito vaiado. Houve até xingamentos. Então, de repente, antes do final do percurso ele abandonou o desfile e foi embora.

Professores grevistas da rede estadual de ensino levaram para o desfile um boneco do Judas com o rosto de Wagner, em protesto contra a decisão do governo de descumprir o acordo assinado com a categoria que previa 22,22% de reajuste salarial.

Todos os candidatos à prefeitura de Salvador participaram da comemoração, que completa 189 anos este ano e presta homenagens aos hérois da independência do Brasil na Bahia, como índios, negros e personagens históricos como Joana Angélica, Maria Quitéria, e o General Labatut.

Notícias Relacionadas

80 Comentários

  1. Maria Lúcia

    Esse é um dos piores politico da história recente da Bahia, completamente omisso a todos os problemas enfrentados pelo estado. Segurança pública passa longe, nunca houve tantos assassinatos na Bahia, turismo é uma piada, piores números na história!, educação é um caso a parte, prometeu um aumento e no calar da noite aprovou uma resolução criminosa descumprindo acordo firmado de maneira vexatória! O povo irá responder nas urnas aos demando desse cidadão, quem viver verá!!!

  2. Carlos Santana

    Quem não sabe respeitar os anseios de um povo, não merece o respeito deste; muito menos representá-lo.

  3. Clemente Fernandes Alves

    A melhor definição para o Wagner é TRAIDOR, não existe outra melhor. É um elemento desprovido de princípios, e que está levando a Bahia ao caos absoluto(se me permitem!). Triste Figura, mas não se preocupe OUTUBRO VIRÁ.

  4. PERSONA INDIGNADA

    ATENÇÃO POVO DA BAHIA : NAO VOTE EM CORRUPTOS E FICHAS SUJAS, VOTE NULO.

  5. jacy

    é chato dizer, mas o carioca foi eleito duas vezes, houve tempo demais pra pensar… agora, não adianta chorar pelo leite derramado, é votar em Nerson…será?

  6. Emanuel

    Não entendo a revolta do povo Baiano Voltou no Wagner dinovo !!!!! O cara nunca mereceu um voto e o povo da Bahia deu 66 % no primeiro turno para releição….. O cara pra recerber uma votação dessas tem que ser muito bom !!! O povo que é Burro …..

  7. Sandra Borges

    Queremos uma Bahia livre da ditadura, opressão. Vocês desvalorizam o professor por medo de formarmos pessoas conscientes e críticas, já era muitos dos nossos alunos já passaram pelo processo de transformação, estão cidadãos críticos, estavam conosco na manifestação. Hoje posso dizer sem medo de SER FELIZ tenho ORGULHO DA MINHA CATEGORIA E DE SER PROFESSORE DA ESCOLA PÙBLICA HOJE SOMOS RESPEITADOS PELA NOSSA LUTA DE RESISTÊNCIA. FORA PT NUNCA MAIS.

  8. Ubaitaba

    O remédio contra a indiferença, o autoritarismo e a maldade deste governador parece estar apresentando efeito contrario; as vaias por ele recebidas estão colaborando para a manifestação do monstro que ele carrega. Precisamos mudar esta medicação!!!

  9. Ricardo Almeida

    Viva os verdadeiros hérois deste 2 de juho, os professores estaduais com sua luta heróica contra um tirano.

  10. euzinha

    Olá Sandra Borges,

    Também penso como você!!! Conscientização, isso é que é ser educador de ponta!

    Orgulho-me de meus colegas professores e penso também que foi uma maneira de nos valorizarmos e nos unirmos muito mais!

    Parabéns a nós… mesmo diante de tantos nós não nos rendemos!

  11. Francisco

    Fora ebó, vai para seu estado.. la vc é baleado na avenida Brasil.

  12. George Bezerra

    “Ele” sabe que é rejeitado por boa parte da população baiana, tanto que se cercou de segurança, não tem liberdade de andar tranquilo pelas ruas da Bahia, tem que está protegido porque o sentimento de muito gente é de ver bem longe da gente.

  13. Francisco

    Não é so a Educação que está assim: A Saúde está na UTI. Os hospitais tudo privatizado e ele nao chama os classificados do concurso. Absurdo. ele ta provando do seu prop. VENENOOOOOO

  14. UESB

    O PROBLEMA MAIOR ESTÁ NOS ELEITORES!
    NOSSO QUERIDO POVO BAHIA E BRASILEIRO TEM, INFELIZMENTE, A MEMÓRIA MUITOOOOO CURTA!!!!
    SE OS ELEITORES NÃO CRIAM VERGONHA NA CARA, COMO É QUE PODEMOS COBRAR ATITUDES DESSES LIXOS GOVERNADORES???

  15. Day Sampaio

    ESPERO QUE AS PESSOAS APRENDAM A DAR + VALOR AO SEU VOTO, POIS ESTE HOMEM VEIO PARA DESTRUIR A BAHIA, ESPERAM QUE NÃO ESQUEÇAM!!!!

    NÃO TEM CANDIDATO BOM???APRENDA A VOTAR NULO!ASSIM, COM 51% DE VOTOS NULOS OUTRA ELEIÇÃO É CONVOCADA COM OUTROS CANDIDATOS, E OS ANTIGOS CANDIDATOS SÃO PROIBIDOS DE ENTRAR NO NOVO PLEITO. VOTO NULO = 000+ TECLA VERDE. NÃO TEM TECLA NULO NAS MAQUINAS, MAS TEM COMO ANULAR O SEU VOTO!
    É O POVO EM GREVE CONTRA A CORRUPÇÃO!!!!!!!!

  16. Carlos Carvalho

    Manda estes professores todos para rua e contrata outros que sera melhor. Nossos filhos estão prejudicados e filhos de professores estudam em escola particular.Manda eles para rua Wagner que você vai ganhar muitos votos.

    1. Cidadã indignada

      É verdade, muitos professores trabalham 60 horas pra conseguir colocar um filho em escola particular, sabe pq? Pq a escola pública está um caos e quando professor faz greve pra melhorar o salário e a qualidade da educação na escola pública, pessoas como você vem pra cá escrever uma idiotice dessas. Triste Bahia, triste Brasil.

  17. ektor

    é triste ver minha Bahia passar por uma situação como esta. nós que lutamos contra o carlismo e outras mazelas politicas que ainda existem no estado, só podemos ficar tristes e decepcionados com o sr wagner.

  18. Leonardo Ramos

    É realmente muito triste ver o descaso como a administração pública trata os problemas sociais da Bahia e do Brasil. Para esses governantes petistas os problemas sociais só se resolvem através das diversas “bolsas” que apenas tornam a população mais pobre ainda mais refém dos próprios políticos. Isso nada mais é do que a legalização da compra de voto. Foi dessa forma que jaques Wagner se elegeu e agora nós baianos estamos pagando caro. É muito triste…

  19. Marcelo

    Gosto do Jornal da Midia pois aqui não tem materia água com açucar, vocês vão no fígado não puxam saco como os outros e continuem assim.

  20. BRUNO

    ESSES PROFESSORES SÃO RIDICULOS…VOLTEM A SALA DE AULA DE VOCÊS E VÃO FAZER REINVINDICAÇÃO TRABALHANDO REBANHO DE PREGUIÇOSOS, VOCÊS GANHAM MUITO MAIS Q UM TRABALHADOR BRAÇAL DE 40 HORAS TENDO 20 HS, SÓ PENSAM NO BOLSO E NA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NÃO PENSAM!É POR ISSO QUE A EDUCAÇÃO ESTA ASSIM CADA DIA PIOR!!

    1. Professora

      Concordo com vc, Bruno. Veja a que ponto chega a ignorancia das pessoas no meu país. Comparam um trabalhador braçal, que não tem formação nenhuma, com um profissional que estudou por anos em universidades.Somos realmente preguiçosos e ridículos e o caos em que a educação se encontra só incomoda os professores, pois o restante da população nem sabe o valor que tem um educador. Acha até que ele deve ganhar valor equivalente a um trabalhador braçal! Isso é o BRASIL!

  21. lau ribeiro

    O que se viu foi uma volta ao passado de uma era de repressão ou seja,os anos de chumbo da ditadura militar! Aquele pelotão de policiais,ladeando o desfile,era uma imagem dessa era sangrenta!Falava-se que ACM pagava para que,ao lado das vaias,gritassem o seu nome e o aplaudissem…! hoje,aconteceu o mesmo: uma meia dúzia de “gatos pingados”,comprados talvez por uma cesta básica da pior qualidade,começava a gritar o nome de Wagner,quando a coisa esquentava.Mesmo assim,como professor,parabenizo a classe pela luta e pela coragem com que compareceram ao desfile .LIBERTA-TE BAHIA DESTE PT (PARTIDO DOS TRAIDORES)

  22. Gilson Santiago da Silva

    Estamos num regime democrático, portanto, as manifestações são válidas. Mais não podemos esquecer que o exercício da democracia depende de uma oposição inteligente que saiba cobrar do governo. Vejo nessa greve uma porção de aproveitadores manobrando uma minoria em busca de proveitos eleitoreiros.

  23. Daiane Caldas

    voltem a trabalhar professores!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    repressão é uma coisa que não está acontecendo, o que está havendo é falta de comprometimento por parte de alguns professores que não se preoculpam com milhares de alunos que estão sendo prejudicados.

    1. euzinha

      Vixe Daiane,

      credo… agora fiquei preocupada mesmo com o “preoculpam” que você escreveu aqui. Volte para as aulas!
      rsrsrs

    2. Fábio Elker

      Faz sentido a sua HIPOCRISIA Daiane, você dizendo que não está havendo repressão, mas falta de comprometimento dos professores. Pra escrever “preoculpam”, fica claro que além de você ser PÉSSIMA em Língua Portuguesa, você é uma ALIENADA que não entende que os professores estão exercendo o DIREITO de GREVE, porque Jaques Wagner está VIOLANDO o direito deles, que é o PISO SALARIAL.

    3. berenice maciel lopes silva

      Daine.
      Volte imediatamente para a escola ou para o estábulo!

  24. Edinaldo

    AGORA QUE SE DEFINIRAM AS CANDIDATURAS ELEITORAIS, A GREVE VAI TER MAIOR REPERCUSSÃO NA MIDIA, JÁ QUE ACM NETO E MARIO KÉRTEZE (QUE CONTROLAM UMA PARTE DA MÍDIA) SÃO ADVERSÁRIOS DO CANDIDATO GOVERNISTA.
    A GREVE TEM QUE CONTINUAR, SEM TRÉGUA, ATÉ A VITÓRIA!!!

  25. Roberto Brandão

    Dois comentários favoráveis. Certamente dos comprometidos que vendem a alma. A péssima qualidade da educação é histórica, o momento é oportuno para se verificar a possibilidade de uma mudança radical. Pena que o povo merece. É êle que elege, que entroniza a corrupção, que reelege os cassados e os que renunciam. Mudança é a solução. Voto nulo para prefeito e mudança radical na Câmara. NÃO REELEJA NINGUÉM.

  26. professora esclarecedora

    carlos carvalho se mandar os professores embora, seus filhos vão ficar um bom tempo sem ter aula, sabe por que? pergunte a eles se eles querem ser professor.há muito tempo vem sobrando vaga nos cursos de licenciatura. Resultado da falta de valorização desta profissão que é de ponta. Do jeito que vai, você vai acabar sendo o professor dos seus filhos, aí vc vai saber valorizar a educação.

  27. Ivana

    É um absurdo a insensibilidade deste homem, se eu fosse um psicóloga, com certeza, teria o diagnótico!!!…
    Creio que desta vez, nós baianos, vamos aprender a lição, e votarmos em ”gente da terra”, que tem compromisso e sensibilidade com os problemas sociais. Este sujeito, não está se importando com a má repercussão política de seus atos. Já está com a vida feita ($), e depois deste mandato, o que ele quer mesmo é se refugiar em um paraíso fiscal e gastar lá o dinheiro que nos foi tirado, de forma cruel.
    Eu não sou professora, mais apoio a causa e penso que todos nós deveríamos apoiar e dar um basta nos desmando deste insensato!!

  28. Alice Matos

    Vamos dar resposta a este Governadorzinho boicotando os candidatos a prefeito pelo seu partidinho(PT) em outubro. Aqui em Alagoinhas vamos dar o troco ao baixinho TRAIDOR Joseildo.

    1. euzinha

      Olá Alice,

      o desgoverno de Wagner já está repercutindo até em São Paulo… veja a posição do partido dele KKKK Nem de longe ganhará as eleições.

      bjm

  29. maria nubia tourinho

    ” BAIANA QUE SE RESPEITA NÃO VOTA EM NENHUM CARIOCA”

  30. Maria Aparecida

    Pena que a máscara dele caiu tarde, mas, ainda estão por vir os outros enganadores do povo, pois o PT conseguiu coligações com nove partidos, fiquemos de olho, não vamos votar nessa gente.

  31. jacqueline bomfim

    o 2 de julho de 2012 nunca mais será esquecido, pois o que presenciamos foi a História dentro da História. O governador tentou de todas as maneiras fugir do que já estava escrito nas estrelas, não existe lugar que o viajador vá que não receba as merecidas vaias, aliás ele e toda sua comitiva. A presidente Dilma não aceitará nenhum convite para ficar ao lado dele pois saberá que também receberá um espantoso corredor de vaias.

  32. Professora Adriana

    Sei que muitos pais responsaveis estao preocupados. Mas, se acreditam em justica deveriam estar lutando conosco pelo cumprimento da lei, ou os governantes nao devem cumprir leis. Pensem bem … e busquem mais informacao pode ser na internet sobre a greve antes de postar. Descobrirao que a verdade esta sendo manipulada.

  33. Professora Adriana

    Mais uma, procurem saber de uma dos mais de 5.000 Professores que segundo o governo receberam mais de 22% de aumento o que realmente aconteceu? … Eles nao levaram e ainda perderam as conquista que tiveram ao longo de sua historia.

Comentários estão suspensos