Brasil é o 19º e o Chile o 20º no ranking onde a covid mais matou, proporcionalmente à população, sendo 3,18 mil mortes por milhão no Brasil e 3,15 no Chile (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
CLÁUDIO HUMBERTO
O noticiário, interno e do exterior, faz parecer que oBrasil é o 19º e o Chile o 20º no ranking onde a covid mais matou, proporcionalmente à população, sendo 3,18 mil mortes por milhão no Brasil e 3,15 no Chile (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil) Brasil teve um dos piores desempenhos no combate à pandemia de covid, ao contrário do Chile, por exemplo, bastante elogiado pelos mesmos veículos. Mas os números desmentem as impressões e revelam que o Brasil é o 19º e o Chile o 20º no ranking onde a covid mais matou, proporcionalmente à população, sendo 3,18 mil mortes por milhão no Brasil e 3,15 no Chile.
Só na narrativa
Na prática, as diferentes estratégias de combate não tiveram influência no impacto nas mortes e ficaram mesmo por conta das manchetes.
Retrato sul-americano
Pior resultado do planeta, o vizinho comum Peru é único acima de 6 mil mortes por milhão de habitantes. Argentina tem 2,8 e a Colômbia 2,7.
E os demais?
Pelos números, o Brasil lidou com a pandemia melhor que Bulgária, Hungria, Croácia, Rep. Tcheca, Romênia, Estados Unidos e Grécia.
Poder sem Pudor
Comigo, não, violão
O argentino Felipe Belisário Wermus, ex-maridão da prefeita Marta Suplicy, que se apresenta como “Luís Favre” e tinha fama de conquistador, estava ao lado de Lula no dia de sua vitória para a Presidência, em 2002. Wermus o abraçou, eufórico: “Agora não sei se vou ficar em São Paulo ou vou para Brasília!” Lula reagiu com sarcasmo: “Eu já sou casado, meu caro…”
Fuga patética
A imagem da fuga do assessor do presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas puxando mala de dinheiro, lembrou o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, em São Paulo.
Tutti buona gente
O assessor que batia em retirada, arrastando a mala de dinheiro, tentava ocultar uma das provas do crime, enquanto seu chefe, deputado Marcelo Victor (MDB), era abordado pela Polícia Federal dentro do Hotel Ritz.
Grosseria não dá
O tucano Eduardo Leite (PSDB) exercitava a hipocrisia, rezando para que o adversário Onyx Lorenzoni fizesse o que fez: recusasse um aperto de mão. Erro primário que vai custar caro ao experiente ex-ministro.
Atenção, finalmente
Segundo a pesquisa Modal/Futura divulgada na sexta (14), 80,7% dos brasileiros estão muito interessados ou interessados nas eleições de 2022. É a maior taxa, até agora.
COLUNA CLÁUDIO HUMBERTO. CLIQUE AQUI E LEIA MAIS.
Leia mais…: