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Fiscalização da Embasa retira fraudes em ligações de água na RMS

Em mais um dia de operação de combate às fraudes, a Embasa identificou, na tarde desta terça-feira (12), duas ligações clandestinas de água na Avenida Ulysses Guimarães, no bairro de Sussuarana, em Salvador. Os “gatos”, como são conhecidas as fraudes no consumo de água pela população, estavam sendo utilizados para abastecer uma igreja e uma oficina mecânica no local.

Ao todo, os dois imóveis acumulam uma dívida de R$ 7,5 mil com a Embasa. De acordo com o gerente comercial Bruno Calado, o valor da multa a ser cobrada aos responsáveis pelos imóveis pode chegar a 7 mil, valor que incluirá a estimativa do desperdício causado pelas irregularidades e os custos dos serviços executados para eliminar as fraudes. “Quem comete fraudes para não pagar conta de água, acaba consumindo muito mais do que o necessário, provocando desperdício e prejudicando a coletividade que paga a sua conta em dia”, explica Bruno.

Já na última sexta-feira (8), no município de Simões Filho, uma equipe da Embasa identificou uma fraude instalada para abastecer um bloco com 32 apartamentos do conjunto habitacional de Ilha de São João. Neste caso, a dívida do prédio ultrapassa a marca de R$ 98 mil e a multa pelo furto de água foi calculada em R$ 9.076, 45.

Regularização

“A Embasa não está só combatendo as fraudes, mas, também, oferecendo ao consumidor a oportunidade de negociação, a fim de que ele possa voltar a ser um cliente regular e ativo. Para quem está inadimplente, a empresa pode retirar os juros e as multas e parcelar o débito para facilitar o pagamento”, explica Isaías da Silveira, também gerente comercial da empresa.

As condições de negociação envolvem requisitos como a comprovação da situação econômica do responsável pelo imóvel e pelo pagamento do débito, seu enquadramento na tarifa residencial ou para pequeno comércio, a quantidade de unidades residenciais do imóvel, a inexistência de processo judicial relativo ao pagamento de contas de água e/ou esgoto em andamento ou de negociação anterior com a Embasa.

A operação de combate às fraudes vem sendo intensificada. Em novembro de 2015, a Embasa lançou a campanha “De Olho no Gato – Seja Legal com a Água”, para regularizar, por meio de negociação flexível de débitos, ligações irregulares em sua rede distribuidora. Hoje, a Embasa tem cerca de 40 equipes de campo somente nas unidades da RMS, responsáveis por mais de 200 verificações deste tipo todos os dias.
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