BAHIA » Últimas Notícias » Arquivo » Novos ônibus coletivos terão entrada pela dianteira

Novos ônibus coletivos terão entrada pela dianteira

Como resultado do edital da licitação do serviço de transporte público de Salvador, 700 ônibus mais novos e modernos estarão circulando pelas ruas a partir de janeiro. Os veículos vão substituir parte da antiga frota, cuja idade média de uso é de oito anos. Os novos ônibus já chegarão 100% adaptados para atender pessoas com deficiência e terão a entrada de passageiros na dianteira, invertendo o funcionamento atual do sistema, onde público tem acesso pela parte traseira.

De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), 170 veículos já chegaram à cidade e o restante está vindo aos poucos. Eles vão passar por um cadastramento na Transalvador, antes de ser incorporados progressivamente à frota até o final de janeiro. Hoje, a frota da cidade é de cerca de 2,5 mil ônibus. Enquanto os 700 serão substituídos em janeiro, os demais sairão das ruas progressivamente, começando pelos mais antigos até os mais novos. Com isso, a partir de 2015, a idade máxima passará a ser 3,5 anos.

A entrada dos passageiros dos novos coletivos será pela parte da frente, os seguintes objetivos: aumentar a segurança do motorista e cobrador, que ficarão mais próximos; elevar o controle em relação à evasão de pagamento; e seguir o padrão de todo o resto do país, pois Salvador é um dos poucos lugares onde o passageiro ainda entra pela parte traseira do veículo. Ainda segundo a Semut, os demais ônibus serão adaptados gradativamente e terão 100% de acesso frontal no prazo de 12 meses.

Mais moderna e eficiente, a nova frota será equipada com motor Euro V (cinco), que emite muito menos poluentes do que a atual, que possui motor Euro III. Os coletivos passam a ter novo layout. Serão apenas três cores e cada uma delas vai atuar numa área da cidade.
Próxima Notícia »
.