Jornal da Mídia - Notícias em Cima da Hora  

CapaClassificadosRecomende o JMFale ConoscoAnuncie Aqui
[an error occurred while processing this directive]   H
Publique nosso noticiário em seu site como se ele fosse seu. É grátis e fácil!!!











Um produto da
Texto Pronto Comunicação

:: Mundo ::
Política
Prêmio Nobel da Paz San Suu Kyi vence eleição para parlamento de Mianmar
  • Agência Brasil/BBC Brasil
  • Domingo, 01/04/2012 - 15:53

    Brasília - A líder de oposição e Prêmio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, que passou duas décadas em prisão domiciliar, conquistou uma vaga no Parlamento de Mianmar, em eleições realizadas neste domingo (1º). A informação foi divulgada pelo partido da líder - a Liga Nacional pela Democracia (LND). Segundo a legenda, ela foi eleita com ampla votação. A apuração dos votos ainda não acabou no país.

    Este é o primeiro pleito, desde 1990, em que Aung San Suu Kyi e seu partido puderam concorrer. Suu Kyi disputou uma vaga na Câmara Baixa do Parlamento pelo distrito de Kawhmu, na periferia da cidade de Rangoon. A LND concorre às 45 vagas abertas à disputa.

    O pleito é visto como um teste fundamental das reformas políticas anunciadas pelo regime de Mianmar. Mas, apesar da relativa abertura recente no país, o governo militar vai continuar predominando no cenário político.

    Jornalistas e monitores internacionais estão podendo acompanhar as eleições e apurações dos votos com o maior grau de liberdade que já foi permitido pelo governo de Mianmar. A União Europeia (UE) sinalizou que está disposta a revogar algumas sanções que mantém em relação ao país, caso a eleição seja bem-sucedida.

    "Nós esperamos que o dia todo transcorra de forma pacífica, e faremos uma avaliação mais tarde com base em todas as estações de votação que estamos vendo", disse o monitor da UE em Mianmar, Ivo Belet. Ministros das Relações Exteriores do bloco vão se reunir no dia 23 de abril em Bruxelas para discutir o assunto.

    Além da União Europeia, há também representantes dos Estados Unidos e da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) no país.

    Neste domingo, houve algumas reclamações da oposição sobre a lisura do processo eleitoral. O porta-voz da Liga Nacional pela Democracia, Nyan Win, disse à agência de notícias AFP que enviou uma carta à comissão eleitoral reclamando de cédulas que teriam sido manipuladas. "Isso está acontecendo em todo o país. A comissão eleitoral é responsável pelo que está acontecendo", disse ele.

    << Notícia Anterior



    Leia Também


    JM EXPRESS - Receba gratuitamente nosso boletim diário via email
    Primeiro Nome:
    Profissão:
    E-Mail:
    Assinar  
    Cancelar  
    Confirme o cadastramento respondendo ao email que você receberá.

    << Voltar Voltar   Recomende o JM Recomendar o JM   Imprimir Página Imprimir Página  

    BLOG DO JM

    ALÔ BAHIA

    :: Plantão


    :: Enquete
    [an error occurred while processing this directive]
    Esta enquete não tem valor científico e não representa a opinião do Jornal da Mídia


    CapaClassificadosRecomende o JMFale ConoscoAnuncie Aqui

    Copyright 2001-2011 Jornal da Mídia. Todos os direitos reservados.