Wagner terá encontro com João Henrique sobre o metrô
Sábado, 14/01/2012 10:25
A polêmica que paira entre o Palácio de Ondina e o Thomé de Souza sobre o metrô de Salvador vai acabar no próximo dia 29. Está marcada para esta data uma reunião entre o governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito João Henrique (PP), segundo o chefe da Casa Civil do município, João Leão.
O clima vem ficando quente entre o Executivo estadual e o municipal por conta da “demora” para o prefeito sancionar o termo de anuência aprovado na Câmara dos Vereadores e que vai permitir que o Estado construa a metrô da Paralela, que vai ligar Salvador a Lauro de Freitas.
Wagner cobrou de maneira firme nesta quinta-feira (12) o posicionamento do município. “Eu estou buscando, lutando, convencendo o Governo Federal para colocar R$ 1,6 bilhão para tentar dar uma solução no sistema de transporte. Se ele acha que não quer, tudo bem. Vou dispensar isso e ele dê o jeito dele”, disse o governador se referindo a João Leão.
O articulador de João Henrique, por sua vez, concedeu entrevista exclusiva à Tribuna ontem e garantiu que “o Estado já pode lançar o edital para construção das linhas férreas até amanhã (hoje), se quiser”. Leão disse que ele mesmo já comunicou “oficialmente” o Ministério das Cidades (cujo chefe é seu correligionário, Mário Negromonte) que a Câmara já aprovou a autorização.
“Se a preocupação do governador é perder o dinheiro que vem do governo federal, não é necessário ficar preocupado porque a Câmara já aprovou o termo de anuência e eu mesmo, cumprindo ordens de João Henrique, já enviei comunicado ao ministro dizendo que o Estado da Bahia já está apto a receber os recursos porque o Poder Legislativo da nossa cidade deu seu aval. Pronto. Acabou”, pontuou o chefe da Casa Civil da Prefeitura.
O progressista não quis criar ainda mais polêmica, mas voltou a se posicionar também de maneira firme sobre “os problemas” que envolvem o metrô.
“Nós queremos o metrô e eu mais do que nunca quero a amizade do governador. Da mesma maneira que eu defendia os interesses do governo do Estado quando fui secretário (da Seinfra), eu faço agora com a cidade de Salvador. Agora, nós precisamos sentar para conversar sobre o sistema metroviário de Salvador, que inclui o metrô que vai da Lapa a Cajazeiras e o trem do subúrbio”, afirmou João Leão.
“Essa história de convênio que João Henrique precisa assinar é exatamente a doação do que já temos. Isso aí eu reafirmo. A Prefeitura já injetou recursos próprios na CTS (Companhia de Trens de Savador) da ordem de R$ 71 milhões. Então, como fica? O Governo da Bahia leva o metrô e nós ficamos com as contas? Aí não é justo”, completou Leão.
Antes do encontro entre Jaques Wagner e João Henrique, haverá outra rodada de conversas, entre Leão e o titular da Casa Civil do Estado, Rui Costa. O encontro acontecerá no dia 27, um dia após a chegada dos gestores municipais da viagem que farão à Espanha amanhã. João Leão e João Henrique irão conhecer as empresas europeias que estão interessadas em operar o metrô de Salvador.(Romulo Faro, Tribuna)