Jornal da Mídia - Notícias em Cima da Hora  

CapaClassificados Recomende o JM Fale ConoscoAnuncie Aqui
Sábado, 4 de Fevereiro de 2012    H
Publique nosso noticiário em seu site como se ele fosse seu. É grátis e fácil!!!











Um produto da
Texto Pronto Comunicação

:: Mundo ::
Farc
Venezuela nega que Colômbia tenha obtido consenso na Unasul
  • Agência ANSA
  • Sexta-feira, 30/07/2010 - 19:18

    Bogotá e Quito - O chanceler colombiano, Jaime Bermúdez, disse hoje que obteve consenso para sua posição na crise com a Venezuela durante a reunião de ontem da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), mas foi desmentido por seu colega daquele país, Nicolás Maduro.

    A intenção do ministro das Relações Exteriores de Álvaro Uribe era incluir em uma declaração final a referência à suposta presença de guerrilheiros no país administrado por Hugo Chávez -- base da acusação que levou Caracas a romper relações com Bogotá na semana passada, após ser denunciada por "tolerar" a presença dos grupos armados.

    Bermúdez assinalou estar "surpreso" pelo "consenso" que, segundo ele, iria adotar a postura colombiana sobre "um mecanismo de verificação e cooperação eficaz" para checar as suspeitas desta nação.

    Maduro, ao contrário, rechaçou as declarações do colombiano, dizendo que elas não refletem a verdade porque não estava prevista nenhuma "declaração final" no encontro de ontem, que reuniu em Quito os representantes diplomáticos do organismo para debater justamente a crise bilateral.

    O chanceler colombiano também reiterou seu rechaço à proposta venezuelana de um plano de paz para a América do Sul, o qual incluiria expressamente o conflito interno daquele país.

    Segundo ele, essa proposta refletiu a pretensão da Venezuela de "mudar o tema" quando "o que está em jogo é a segurança da região", o mesmo argumento que expressa a nação de Hugo Chávez para defender seu plano de paz.

    A reunião de chanceleres da Unasul foi concluída sem que nenhuma proposta fosse respaldada, pois foi resolvido que os presidentes do fórum devem se reunir para examinar o tema. Outras hipóteses, como uma vigilância conjunta da fronteira, não prosperaram.

    Desde antes da reunião de Quito era sabido que uma cúpula presidencial não será possível até que o presidente eleito colombiano, Juan Manuel Santos, assuma o cargo, no próximo dia 7.

    Após o término da reunião, Bermúdez e Maduro fizeram declarações à imprensa nas quais, como já era previsto, havia discrepâncias totais sobre o ocorrido durante o encontro, que foi fechado.

    AnsaLatina

    | Próxima Notícia >>

    Leia Também


    JM EXPRESS - Receba gratuitamente nosso boletim diário via email
    Primeiro Nome:
    Profissão:
    E-Mail:
    Assinar  
    Cancelar  
    Confirme o cadastramento respondendo ao email que você receberá.

    << Voltar Voltar   Recomende o JM Recomendar o JM   Imprimir Página Imprimir Página  


    BLOG DO JM

    ALÔ BAHIA

    :: Plantão
    (23:18) Cuba nega permissão de viagem da blogueira Yoani Sánchez ao Brasil
    (22:37) Saqueadores de lojas são presos em Salvador
    (22:35) Mulher é assassinada enquanto amamentava na Piedade
    (22:29) Mais de 2.300 militares federais já atuam em Salvador, diz governo.
    (22:27) Urna eletrônica utilizada no Brasil é inferior a da Argentina, diz estudo


    :: Enquete
    A enquete está temporariamente fora do ar para manutenção.
    Desculpe-nos pelo transtorno.

    Esta enquete não tem valor científico e não representa a opinião do Jornal da Mídia


    CapaClassificados Recomende o JM Fale ConoscoAnuncie Aqui

    Copyright 2001-2011 Jornal da Mídia. Todos os direitos reservados.