Jornal da Mídia - Notícias em Cima da Hora  

CapaClassificados Recomende o JM Fale ConoscoAnuncie Aqui
Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2012    H
Publique nosso noticiário em seu site como se ele fosse seu. É grátis e fácil!!!











Um produto da
Texto Pronto Comunicação

:: Bahia ::
Recursos Hídricos
Monsanto em Camaçari implanta projeto de reciclagem de água
Sexta-feira, 19/03/2010 - 18:09

Salvador - A unidade da Monsanto localizada em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, é primeira da companhia a reaproveitar a água de chuva nos processos de produção. Com esta iniciativa, haverá redução da demanda sobre os mananciais da região, o que vai liberar as fontes de água de boa qualidade para abastecimento público e outros usos prioritários da comunidade.

O projeto pioneiro tem como principais objetivos reduzir a quantidade de resíduos gerados e recuperar em parte ou totalmente a água de chuva que fica acumulada em uma bacia de contenção. Esse sistema, em funcionamento desde a instalação da fábrica, em 2001, foi construído para armazenar a água de chuva coletada no terreno da área industrial da empresa para analise da qualidade. O objetivo disto é prevenir o eventual envio de água de chuva contendo impurezas para o sistema de Efluentes Não-Contaminados da CETREL.

A necessidade de envio da água "suja" retida na bacia para o sistema de tratamento de efluentes industriais era extremamente rara e o recipiente acabava ficando cheio de água de chuva relativamente limpa. Apesar disto, essa água tinha que ser descartada para o sistema de efluentes não-contaminados por falta de aplicações de aproveitamento na fábrica. Idealizador da ação, o operador de uma das unidades de produção da Monsanto, Elmo Calasans, verificou que a qualidade da água de chuva retida era de boa qualidade e poderia ser utilizada no processo de produção da fábrica em substituição a água clarificada, normalmente retirada dos rios Joanes e Jacuipe.

| Próxima Notícia >>

Leia Também


JM EXPRESS - Receba gratuitamente nosso boletim diário via email
Primeiro Nome:
Profissão:
E-Mail:
Assinar  
Cancelar  
Confirme o cadastramento respondendo ao email que você receberá.

<< Voltar Voltar   Recomende o JM Recomendar o JM   Imprimir Página Imprimir Página  


BLOG DO JM

ALÔ BAHIA

:: Plantão
(00:17) Policiais e bombeiros do Rio decidem entrar em greve
(23:41) Vídeo da Iurd mostra suposto diabo da Igreja Mundial
(23:26) Olodum divulga tema do Carnaval 2012
(23:23) Cuca comanda trabalho tático visando ao jogo contra a Caldense
(23:21) Com saudade de atuar, Fábio será reforço para domingo


:: Enquete
A enquete está temporariamente fora do ar para manutenção.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Esta enquete não tem valor científico e não representa a opinião do Jornal da Mídia


CapaClassificados Recomende o JM Fale ConoscoAnuncie Aqui

Copyright 2001-2011 Jornal da Mídia. Todos os direitos reservados.