Salvador ganhará quatro Unidades de Pronto Atendimento
Quinta-feira, 02/07/2009 - 16:38
Salvador - Salvador ganhará, no segundo semestre deste ano, as primeiras quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) em urgência e emergência, aumentando a capacidade de atendimento do setor e aliviando a superlotação dos leitos hospitalares públicos, bem como servindo de base para o Samu- 192 (Serviço Móvel de Urgência e Emergência). O Ministério da Saúde investirá, em cada unidade, R$ 2,6 milhões para a construção e aquisição de equipamentos, além de repassar, mensalmente, R$ 250 mil para o custeio de cada uma das unidades.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) agiu rapidamente visando atrair para o município de Salvador as UPAS. Uma equipe da SMS visitou as Unidades de Pronto Atendimento já implantadas no Rio de Janeiro, estado pioneiro neste tipo de serviço, e já identificou os potenciais bairros que poderão abrigar as unidades em Salvador: Brotas, Subúrbio Ferroviário (Tubarão), Pau da Lima e Valéria.
O secretário municipal da Saúde, José Carlos Brito, informou que ainda estão sendo avaliados os terrenos pertencentes ao Município que se encaixam nos critérios necessários para a implantação das unidades. As quatro UPAS de Salvador serão do tipo 3, a maior dentre os três tipos disponibilizados pelo Ministério da Saúde, totalizando 1.300 metros quadrados de área construída.
As UPAS terão o padrão premoldado, com capacidade, cada uma, para atendimento de 450 pessoas por dia, com tempo de permanência de até 12 horas, 20 leitos de observação e uma equipe constituída por seis médicos para cobertura nas áreas de pediatria e clínica médica, com classificação de risco, obedecendo a um atendimento humanizado.
Brito disse ainda que a SMS já se adiantou no processo de implantação das UPAS em Salvador, aderindo à ata de registro de preços em parceria com o Rio de Janeiro, de modo a realizar uma licitação mais rápida, econômica e eficiente.
As UPAS foram criadas pelo Ministério da Saúde para cidades com população a partir de 100 mil habitantes e constitui o principal projeto do Ministério na área de atendimento de urgência e emergência, de forma a criar uma rede em cada estado. A meta do Ministério da Saúde, segundo o assessor especial da Secretaria de Atenção à Saúde, Jones Martins, é que até o final de 2010 seja implantado, em todo o país, um total de 500 Unidades de Pronto Atendimento.