General Motors fabrica nova limusine blindada para Obama
Agência ANSA
Terça-feira, 06/01/2009 - 23:30
Washington - O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, estréia no dia 20 de janeiro, em sua cerimônia de posse, uma limusine fabricada especialmente pela General Motors, que conta com carroceria à prova de balas e interior selado para impedir ataques químicos.
A "2009 Cadillac Presidential Limousine" substitui o modelo de 2006 do mesmo automóvel, utilizado pelo atual presidente, George W. Bush.
O veículo, que já está pronto e entregue aos serviços secretos, começa a ser utilizado por Obama durante a cerimônia de posse de 20 de janeiro.
A maior diferença em relação à limusine blindada de Bush são os vidros maiores, que darão ao novo presidente maior visibilidade. De resto, segundo fontes da General Motors, responde aos mesmos padrões das limusines presidenciais utilizadas nos últimos anos.
O Cadillac tem carroceria de doze milímetros de espessura, pneus a prova de estouros e vidros a prova de balas. O interior é lacrado para evitar a entrada de elementos químicos externos e um sofisticado equipamento de comunicações, comentaram as fontes, citadas pelo jornal The Detroit News, onde a General Motors é baseada.