Controle biológico de pragas da fruticultura é intensificado
Quinta-feira, 11/12/2008 - 09:31
Salvador - A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão ligado a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), em parceria com a Biofábrica Moscamed e os produtores, inicia no próximo ano a liberação oficial de insetos estéreis nas plantações de manga nos municípios de Dom Basílio, Rio de Contas e Brumado. As áreas compõem o Pólo Frutícola de Livramento de Nossa Senhora, segundo maior produtor de manga do estado, a 720 quilômetros de Salvador.
O trabalho está inserido no Programa de Controle de Moscas-das-Frutas, que tem como finalidade combater pragas que atacam os pomares de manga, mamão e videiras da Bahia, eliminando as restrições fitossanitárias que venha a prejudicar a fruticultura do estado.
A Bahia é a única a desenvolver o uso da técnica de insetos estéreis e a Adab é pioneira na implantação de um laboratório para atuar no controle de moscas. O diretor geral da Adab, Cássio Peixoto, afirmou que no primeiro trimestre de 2009 será lançada oficialmente, em Livramento, a primeira área a utilizar o controle biológico. “Os mercados estão cada vez mais exigentes e a técnica proporciona a redução do uso de agrotóxico”, explica.
Peixoto acredita que o aumento nos cuidados fitossanitários irá estimular a exportação das frutas para países como Estados Unidos e Japão. Ele afirma que a uso do inseto estéril vai garantir maior qualidade aos produtos.