John McCain apresenta Sarah Palim como companheira d chapa
Agência ANSA
Sexta-feira, 29/08/2008 - 17:28
Washington - O candidato republicano à Casa Branca, John McCain, apresentou hoje oficialmente a governadora do Alasca, Sarah Palin, como sua companheira de chapa.
"Encontrei alguém que lutou contra a corrupção e as políticas fracassadas do passado", disse McCain durante um discurso em Dayton, Ohio, onde foi feito o anúncio. Segundo ele, a agora candidata a vice-presidente tem "princípios fortes, espírito combativo e uma profunda compaixão".
Ligada à ala mais conservadora do partido republicano, Palin se destacou em sua vida pública por defender uma postura ética entre políticos norte-americanos. Sua escolha é vista como uma estratégia republicana para atrair os conservadores do próprio partido, que vêem com reservas algumas posições de McCain, e absorver votos do eleitorado feminino, que ficou órfão após a derrota de Hillary Clinton nas primárias democratas.
Ao apresentar Palin, os republicanos descreveram-na como uma "executiva dura, dotada de grande capacidade". Após ser muito aplaudida, a governadora se disse "honrada" com a oportunidade de trabalhar ao lado de McCain, que para ela é um exemplo de homem "que serviu sempre a seu país, e não apenas ao partido".
"A política não é somente um jogo de interesses que competem e partidos que se enfrentam", afirmou ela. "Os norte-americanos esperam que nós desafiemos o status quo e trabalhemos pelo bem comum."
Em relação a sua vida pessoal, descreveu-se como uma "mãe cuidadosa, que leva seus filhos para jogar hóquei". Palin é casada, tem cinco filhos e faz parte da Associação Nacional do Rifle. Nas horas vagas, gosta de praticar esportes, caçar e pescar.
Por governar um Estado em que está uma das mais importantes reservas de gás e petróleo dos Estados Unidos, sua presença na fórmula republicana se torna importante em relação à estratégia energética de McCain.