Rússia vai manter tropas na Geórgia, afirma general
AGÊNCIA LUSA
Sexta-feira, 22/08/2008 - 09:03
Moscou - O vice-chefe do Estado Maior General das Forças Armadas russas, Anatoli Nogovitsin, declarou nesta sexta-feira que as “zonas-tampão” instaladas na zona do conflito entre a Geórgia e a Ossétia do Sul são “legítimas”, e que as tropas do país serão mantidas no local.
“Não iremos perguntar a Saakachvili sobre as zonas-tampão acordadas. A Geórgia não tem direito moral, nem nenhum para ditar as suas condições. Não vemos forças da paz georgianas aqui. Saakachvili teve a possibilidade de as utilizar aqui, mas renunciou a isso”, declarou o general, numa conferência de imprensa na capital russa.
“Atuamos no quadro dos acordos existentes e não pretendemos renunciar a eles”, frisou.
O acordo Medvedev-Sarkozy prevê a retirada das tropas das partes do conflito para as posições ocupadas no início da guerra entre a Geórgia e a Rússia, mas Moscou declara que o presidente francês assinou um documento que prevê a continuação de tropas russas em território georgiano, a fim de criar um cordão de segurança que impeça os militares georgianos de bombardear a Ossétia do Sul.
Anatoli Nogovitsin precisou que as tropas russas não abandonarão a base militar georgiana de Senaki.
“Foram realmente colocadas perguntas sobre o aeródromo de Senaki. Ele faz parte das fronteiras da responsabilidade (das forças russas de manutenção da paz)”, acrescentou.
Segundo ele, os militares russos instalaram 18 postos dos seus capacetes azuis na fronteira entre a Ossétia do Sul e da Geórgia.
“Os postos são instalados em duas linhas. A tarefa das forças de manutenção da paz é não permitir a entrada de saqueadores e o transporte de armas e munições através da fronteira”, declarou.
O general anunciou também que serão instalados outros 18 postos russos na fronteira entre a Geórgia e a Abkházia, precisando que aí se encontram 2.142 capacetes azuis e que os postos montados pela parte georgiana “foram desmantelados”.
Nogovitsin considerou que a Rússia cumpre o gráfico de retirada das suas tropas da Geórgia, precisando que “já regressaram aos seus aeródromos três caças e 25 bombardeiros russos”.
Porém, o general frisou que Moscou poderá aumentar, a qualquer momento, o seu contingente militar na região.