Washington - Uma nova pesquisa divulgada hoje nos Estados Unidos confirmou que o candidato republicano às eleições presidenciais, John McCain, atingiu 46% das intenções de voto, superando seu rival democrata, Barack Obama, que ficou com 41%.
O levantamento foi feito pela consultora Zogby por telefone com 1089 eleitores entre os dias 14 e 16 de agosto. Na terça-feira, uma pesquisa encomendada pelo jornal Los Angeles Times havia indicado um empate técnico entre McCain e Obama, com 45% para o democrata e 42% para o senador do Arizona.
Uma pesquisa similar feita pela Zogby no mês de julho apontava Obama à frente, com 47% contra 40% de McCain. O levantamento do Los Angeles Times, realizado em fins de julho colocava Obama 12 pontos de vantagem em relação a McCain.
"Está claro que os golpes de McCain estão alcançando seu objetivo", explicou James Zogby, coordenador da pesquisa. Segundo Zogby, McCain se empenhou em "dar todos os golpes" desde que Obama voltou de sua viagem ao Oriente Médio e Europa, em julho. Para piorar, o candidato democrata se encontrava em férias no Havaí quando teve início o conflito militar entre Rússia e Geórgia pela Ossétia do Sul.
"McCain ficou sob os refletores, com seu discurso duro sobre a ação militar da Rússia contra a Geórgia", ressaltou Zogby. Além disso, também parece surtir efeito a estratégia de campanha republicana que busca descrever Obama como "um elitista sem contato" com realidade dos norte-americanos "comuns" , por ser uma "celebridade" que se sente cômoda junto aos ricos e famosos.
Para Zogby, os números das novas pesquisas "põem pressão sobre Obama", principalmente às vésperas da Convenção democrata, que começa no dia 25 de agosto, em Denver, no estado do Colorado (a Convenção republicana será em setembro, em Minneapolis).
Neste panorama, ganham maior importância os passos que darão os candidatos nas iminentes Convenções partidárias Ultimamente, o nome mais provável para ser o vice democrata é o do senador Joe Biden, de Delaware, que tem experiência no âmbito das Relações Exteriores. Além disso, com 65 anos, é experiente que Obama, que tem somente 47 anos.
No caso de McCain, as duas maiores possibilidades são o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, ex-rival do candidato nas internas republicanas, e o senador Joe Lieberman, de Connecticut, que fora companheiro de chapa de Al Gore em 2000. Lieberman tem a particularidade de ser judeu, enquanto Romney é mórmon.