Salvador - O livro “O teatro na Bahia: da Colônia à República: 1800 – 1923”, do jornalista Sílio Boccanera Júnior, vai ser lançado durante a 20.ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Café Universitário – Estande da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), no dia 15 de agosto, às 16 horas. O livro é publicação da Edufba, com a colaboração da Editora da Universidade do Estado da Bahia. Trata-se da segunda edição da obra, elaborada a partir de iniciativa da Comissão Executiva de Comemoração do Centenário da Independência do Brasil. Sílio Boccanera procede a uma minuciosa investigação acerca da evolução teatral na Bahia, narrando as fundações das companhias teatrais e todos os fatos pertinentes ao desenvolvimento do teatro, como as mudanças sociais experimentadas pela sociedade daquela época capazes de influenciar o seu funcionamento. São citados, inclusive, os intelectuais e artistas que colaboraram para o fortalecimento do teatro nacional.
O livro faz parte da Coleção Nordestina, cujo objetivo é constituir-se, aos poucos, em repositório bibliográfico da Arte, da Cultura e da Ciência regionais, com o fito de preservar esse patrimônio e difundi-lo, permanentemente, em escala nacional. A temática dos livros selecionados é abrangente, incluindo áreas como a Literatura, as Ciências Sociais, o Folclore, a Antropologia e outras. Importa que essas publicações representem a (re)descoberta de um autor ou o resgate de um texto que, embora portador de mensagem atual, há muito desapareceu das livrarias. O lançamento da Coleção Nordestina será completado por mais quatro obras, a saber: “A língua do Nordeste (Alagoas e Pernambuco)”, de Mário Marroquim; “Gestos e vozes de Pernambuco”, de Luiz Delgado; “Paremiologia nordestina”, de Fontes Ibiapina; e “Resistência indígena no Piauí colonial: 1718-1774”, de João Renor F. de Carvalho.
A 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontece entre os dias 14 e 24 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Serão 350 expositores nacionais e estrangeiros reunidos nos 60 mil m² do pavilhão, representando mais de 900 selos editoriais. A expectativa dos organizadores é receber uma visitação superior a 800 mil pessoas.